Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Princípios para um cão saudável e longevo - Parte II

A comida de seu cão contém mercúrio ou arsênico?
No post anterior foi falado o primeiro passo para eliminar uma causa potencial de doença. “Potencial” porque a doença é deflagrada por múltiplos fatores e não apenas um. Por exemplo: o cão desenvolve doença renal os fatores que podem tê-la causado podem ser (mas não são limitados apenas a estes) alimentação seca, um machucado na terceira vértebra lombar, predisposição genética, falta de acesso à água ou o uso de remédios anti-inflamatórios não esteroides.
Não sabemos ao certo como uma doença se desenvolve. A toxicidade é um dos fatores e um exemplo disso é que dietas baseadas principalmente em peixes podem causar uma elevação de mercúrio no corpo dos cães, que podem levar a diversos problemas como epilepsia, problemas neurológicos, mudanças comportamentais, doenças renais e hepáticas, entre outras.
A causa mais comum de toxicidade é o acúmulo gradual de várias toxinas ambientais e aditivos alimentares, o que torna praticamente impossível saber quais e a quantidade delas que no corpo. Algumas como mercúrio, arsênico, chumbo e estrôncio dão alguma ideia de como está a saúde do seu cão.

Exame de sangue ajuda?
O exame de sangue ajuda a saber as condições orgânicas, se está tudo bem com as células sanguíneas e avaliação hormonal.
Mas, quando se trata de toxinas e minerais, ele oferece uma resposta instantânea e precisa ser feito por um período de tempo relativamente longo.


Quais alimentos têm grande quantidade de toxinas?
Aqui ele cita um teste feito com o pelo do cão, que dá um resultado mais acurado para saber da saúde do cão quanto às toxinas. Aqui no Brasil não sei se existe o exame e nem qual o valor, mas no Canadá existe e, segundo ele, é barato. Diz que, com este teste, dá para saber quais alimentos estão relacionados ao nível elevado de certas toxinas.

Outro benefício adicional do exame é mostrar o nível dos minerais essenciais no corpo dos cães. Ele indica este exame para aprendermos mais sobre o nível das toxinas no corpo dos cães e também dos minerais essenciais, e dá para saber se o que damos para ele comer ajuda ou não na manutenção e melhora da sua saúde como um todo.

No próximo post será tratado do processo de limpeza e desintoxicação. 

Nenhum comentário: