Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Como acalmar um cão ativo

Em algum momento tivemos cães ativos. Seja uma raça particularmente ativa ou a fase de vida do cão. Fazê-lo se acalmar não é tão fácil quanto o famoso "exercite mais". Sim, devemos exercitá-lo mais, mas não só isso. 

Abaixo, algumas ideias:

1. Muitas caminhadas
Não só nos fins de semana. Todos os dias. Afinal, seu cão não fica ativo só aos fins de semana, né? Planeje longas caminhadas. Se seu cão for hiper agitado, o ideal é uma caminhada de 1h por dia, mais uns 20min de exercício (sim, pode ser outra caminhada), sempre que possível. Pode ser que alguns dias você não consiga dar as caminhadas curtas, mas as longas devem ser feitas. Se for correr, é até melhor. Mas antes ele precisa de um check-up e não pode ser um filhote muito novo. Contratar um passeador pode ser uma saída, se você puder arcar com ele. 

2. Exercite a mente do cão
Trabalho mental pode ser mais cansativo do que um exercício físico. Desafie seu cão mentalmente todos os dias, ao menos por cinco minutos - de três a quatro sessões de cinco minutos cada - todos os dias. O que você pode fazer pela mente dele:
- visitar novos lugares;
- caminhar com outros cães;
- treino de obediência (truque também vale!);
- alimentá-lo usando brinquedos dispensadores de comida e quebra-cabeças (esqueça o pote de comida: dê a comida de forma que ele tenha trabalho para comê-la);
- uma mochila nas costas dele (mochila especial para cães, tá? já usei e atesto que ajuda um pouco sim). 

3. Aulas de obediência
Você trabalha a mente do cão e o ensina a se manter calmo perto de outros cães. Suzie e Pistache ficam bem relaxados depois da caminhada matinal deles, e depois de alguns minutos de treino de obediência, eles simplesmente capotam... risos. 

4. Ensine-o a ficar feliz sem fazer nada
Se o seu cão é muito animado, talvez você procure formas de deixá-lo mais ativo. Mas o legal é você ensiná-lo a se acalmar, deitar e não fazer nada. Você pode colocar uma caminha e um kong recheado para ele nestas horas, ou mesmo um coco verde ou osso recreacional, sempre encorajando-o a permanecer deitado na caminha (ou no paninho).

Também é importante o cão saber "ficar" quando pedimos. Comece o treino com poucos segundos, trabalhando até ele conseguir ficar no lugar por até meia hora. Cães que praticam treinos assim costumam ter maior auto-controle (que também pode ser ensinado), e eles acabam ficando mais relaxados. 

5. Deixe-o correr
Muitos cães adoram correr livres por aí, algumas vezes na semana. Pode até parecer que ele fica mais excitado ainda, mas ajuda a gastar essa energia toda que ele tem acumulada. Dependendo do cão, você pode deixá-lo correr em parques onde a entrada de cães é permitida (infelizmente, no Brasil, são poucos lugares onde isso é possível) e que o local seja seguro. Se não existir esta opção, use uma guia beeeeem longa nele. Se você conhecer alguém que tenha um quintal legal, pode ser a melhor opção: e jogue bolinha pra ele correr atrás neste quintal. 

Nenhum comentário: