Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2016

Brincadeiras entre cães: quando devemos interferir?


Ver cães brincando entre si é muito gostoso. Mas, será que sabemos que está tudo bem na brincadeira entre eles? Quando devemos intervir?

Normalmente um conselho que nos dão é "deixe que eles vão se entender, eles resolvem suas brigas sozinhos", mas é o pior conselho que se pode dar. Primeiro porque o cão que está atormentando o outro é recompensado (comportamento auto-recompensador, por ser divertido pra ele) e, segundo, porque aquele que está sendo importunado vai pensar que todas as interações entre cães serão assim e ele tenderá a demonstrar agressividade para se defender.

Então, como saber se devemos deixar os cães brincando ou se devemos separá-los?

O que é aceitável
Aqui não precisamos intervir em nada: os cães estão se divertindo, os corpos relaxados. Se estiverem brincando de pega-pega, é bom que alternem entre os cães, numa proporção 50-50 ou 60-40. Se não há essa troca entre eles, um ficará sempre tentando se esconder e é nessa hora que a brincadeira precisa ser interrompida. O dono do cão "perseguidor" o chama e tira-o da brincadeira. Por isso que ensinar o VEM é muito importante: se seu cão ainda não souber, é bom deixá-lo interagir com uma guia longa.

Vocalizar é normal: alguns cães gostam de brincar rosnando e latindo. Repare no corpo deles: se estiverem relaxados, não tensos e tentando fugir, a brincadeira está boa e pode continuar.

O que é questionável
Se as coisas estiverem ficando estranhas, é melhor separar a brincadeira. Como saber disso? Leia abaixo:

  • se um dos cães está sempre sendo perseguido e há mais de um cão envolvido, pare a brincadeira. 
  • cabo de guerra: é uma boa brincadeira, mas fique de olho para ver se não estão disputando o brinquedo de forma mais agressiva, ao invés de apenas brincando. 
  • perseguir outro cão é questionável também, por ser o primeiro estágio de passar a caçar aquele cão. 
O que é inaceitável
Nestes casos, deve-se realmente parar a brincadeira, porque um deles não estará se divertindo. Sinais comuns são:
Colocando outro cão de barriga para cima:
totalmente inaceitável
  • morder o pescoço ou outras partes do cão
  • ficar latindo na cara do outro cão. É perigoso, porque o outro cão pode se irritar e morder, como se dissesse "cai fora!"
  • muita excitação ao brincar
  • montar. Não é algo sexual, mas pode indicar uma ansiedade no cão que monta, um jeito de chamar a atenção para brincar, mas é inapropriado. 
  • avançar, sem chegar a morder o outro cão. Cães que agem assim querem distância, e não brincadeira. 
  • colocar a cabeça no ombro do outro cão. Isso é rudo e invasivo na linguagem canina. 
  • bater com o corpo em outros cães
  • colocar o outro cão no chão de barriga pra cima
  • formar uma gangue de cães para perseguir um único cão. Pode acontecer em grupos de brincadeira já formados e com a entrada de um novato. Extremamente intimidador e deve ser parado na hora!
  • brincar sem supervisão. Se você pensa em deixar seu cão brincando enquanto senta num banco para ler ou mexer no celular, esqueça. Não prestamos atenção em uma mudança de comportamento que pode prejudicar os outros cães que querem apenas se divertir, no caso do nosso cão ser o que apronta. Se o nosso for o intimidade, perdemos a oportunidade de ajudá-lo quando ele mais precisa de nós. 

Lembre-se que nem todos os cães gostam de brincar com outros. Alguns são mais sérios e preferem apenas um longo passeio e encontros ocasionais. Outros são mais ativos e brincalhões. Devemos respeitar a individualidade de cada um deles e proporcionar experiências sempre gratificantes para ele. 

Nenhum comentário: