Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Rosnar é bom? Sim!

Como assim, rosnar é bom?

Primeiro precisamos entender que os cães não são humanos: eles respondem às coisas de uma forma diferente de nós. Esperar que se comportem como humanos é injusto com eles. 

Imagine um cão roendo seu osso, o tutor chega perto, tenta tirar o osso, o cão rosna e é punido por isso. O que ensinamos ao cão quando fazemos isso? Com certeza tornamos o osso algo ainda mais valioso para ele, o que leva a um aumento da agressão no futuro, caso alguém tente retirar o osso dele de novo.

Outra coisa que ensinamos quando fazemos isso é que o cão não deve rosnar. Mas, por que isso é importante? Lembre: somos espécies diferentes! Os cães se comunicam de forma diferente de nós. Rosnar é algo bom, sim! É o jeito que os cães tem de se comunicarem conosco. Precisamos ouvir o que eles têm a nos dizer ao invés de reprimi-los. Por quê? Porque, se eliminamos a comunicação deles, aumentamos o risco de um desastre no futuro.  

Cães também usam muito a linguagem corporal quando se comunicam. Não apenas o rosnado, mas seu corpo fica tenso. O rosnado é quase sempre precedido da tensão do corpo e do olhar fixo. Estes são sinais não verbais. Um cão consegue percebê-los mas nós, humanos, no geral não conseguimos perceber estes sinais de alerta e acabamos forçando o cão, que então faz uso do aviso verbal, que é o rosnado. A linguagem corporal é o passo um do aviso. 

O passo dois pode ser ou um rosnado ou um simples mostrar os dentes. Veja que o cão tenta evitar uma briga! Ele lança mão de todos os meios antes de atacar. Agora, o que acontece se punimos um cão quando ele está neste ponto? Dependendo do cão, podemos ensiná-lo a não dar aviso algum e levamos uma mordida "do nada", porque não deixamos que ele nos dê o rosnado, que é o aviso mais perceptível para nós, humanos. 

Se continuarmos forçando o cão, ele passa para o passo três: a mordida em si. Pode ser apenas que ele avance e morda o ar. Mais um sinal para nos afastarmos. Se, ainda assim, ignorarmos mais este sinal, aí o cão ataca. Seja um humano, seja outro cão ou animal. Isso é muito comum de acontecer com crianças, que não vão entender nem mesmo o rosnado do cão, ou com adultos que querem "provar quem é que manda". A mordida pode ser grave, principalmente para as crianças, que são mordidas no rosto. 

Então, resumindo: se ensinamos ao nosso cão a não rosnar (punindo-o quando isso acontece), seremos mordidos. Ponto. O cão aprende que é melhor não avisar, afinal, ele é punido quando avisa. Então, ele passa da linguagem corporal para o ataque, de forma muito rápida. Se torna um cão imprevisível. 

O que fazer para evitar problemas assim então? Como fazer com que meu cão deixe eu retirar coisas da boca dele sem que ele rosne e eu o puna, piorando a situação no futuro?

Faça de tudo uma brincadeira. Seu cão está com um osso? Troque-o por petiscos que ele goste muito (um pedaço de queijo, frango, figado etc). Elogie-o por deixar você pegar o osso e sempre devolva o osso para ele. Assim ele vai entender que, quando você chega perto e ele está roendo algo gostoso, ele ganha coisas gostosas e, mesmo que perca o osso, não tem problema, porque você sempre devolve pra ele. Faça isso todos os dias, desde filhote, por uns 5 minutos. Assim você terá um cão que você pode retirar coisas de sua boca (e isso é muito importante, pois ele pode pegar algo perigoso para sua saúde e você vai precisar tirar dele). 

Nenhum comentário: