Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Cães agitados: como lidar?

Meus cães não são muito agitados, estão mais pra calmos. Isso não quer dizer que sejam cães apáticos: se eu os convidar pra uma caminhada, corrida, brincadeira, treino, eles ficam bem animados e têm energia para acompanhar. Mas, quando em casa, ficam relaxados, dormindo, roendo ossos ou brinquedos.

Mas existem cães que parece que não "desligam", que estão sempre agitados. Para estes cães, dois ou três passeios de 40 minutos não adianta muita coisa: eles vão permanecer agitados e, se não tiverem nada para fazer, irão inventar algo (e quase sempre algo que não nos agrada): cavar, latir, destruir objetos e móveis etc. Cães assim precisam de muito mais exercícios.

As raças que mais se enquadram no quesito agitação são:

1. Border Collie
2. Husky Siberiano
3. Pastor Australiano
4. Retriever do Labrador
5. Jack Russell Terrier
6. Dálmata
7. Vizsla
8. Weimaraner
9. Staffordshire Bull Terrier
10. Golden Retriever
11. Pointer Inglês

Então, o que podemos fazer se temos um cão que é agitado e precisa de mais exercícios para se manter equilibrado?

1. Brincar de bolinha: retrievers, em geral, como Goldens e Labradores, adoram brincar de bolinha. Após um belo passeio, que tal uma brincadeira de bolinha? Junte a ela comandos simples, como senta, deita, fica, para também estimular sua mente. Exercícios mentais também cansam!

2. Agility: todos os cães gostam! Se não há uma escola de agility perto de você, improvise: bambolês, cabos de vassoura, uma cama elevada. Faça um mini circuito, ensine-o a passar por estes obstáculos. Há também a possibilidade de, nos passeios diários, fazer agility urbano: pular em bancos de praça, andar sobre muretas baixas, sentar em pedras, fazer "slalom" entre árvores próximas etc.

3. Cabo de guerra: é uma brincadeira muito bacana e cansa bastante o cão! Só tome cuidado para não machucá-lo erguendo-o do chão, girando-o. E deixe-o ganhar algumas vezes também. Assim como a brincadeira de bolinha, junte comandos simples.

4. Ensine novos comandos e truques: faça também os que ele já sabe, para mantê-lo "em forma".

5. Esconda brinquedos e petiscos pela casa: e estimule-o a procurá-los.

6. Ofereça Kongs e quebra-cabeças canino: eles mantém o cão ocupado por bastante tempo. No caso do Kong, se ele conseguir comer muito rápido o seu conteúdo, congele-o da noite para o dia e ofereça-o congelado: ele irá brincar por mais tempo.

7. Faça trilhas: passeios na natureza são excelentes e os cães adoram: há vários cheiros, subidas, descidas, água para se banhar... Se houver um local onde você possa soltar seu cão (desde que ele venha até você quando chamado e não for agressivo com pessoas e outros cães!), estimule-o a brincar, seja com bolinha, seja vindo até você ou com outros cães.

8. Passeador: procure passeadores confiáveis para poder sair com seu cão por cerca de 1 hora quando você não puder fazê-lo. Normalmente eles também ensinam algo a seu cão, então, procure aqueles que não usem de punições físicas nem psicológicas.

9. Creche: excelente opção porque também proporciona socialização dos cães. Nas creches, desde que confiáveis, os cães passam o dia intercalando atividades e momentos de descanso.

Antes de adotar um cão que seja bem ativo, se pergunte se é o momento certo, se você terá o tempo necessário para suprir as necessidades físicas e mentais deste cão. Estes cães precisam de um comprometimento extra de seus tutores. Além disso, quando filhotes, requerem ainda mais exercícios e treinos. Se você estiver preparado, estes cães serão ótimos companheiros de aventuras!

Nenhum comentário: