Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Dicas para sociabilizar um filhote

A sociabilização é crucial e é preciso fazê-la com TODOS os filhotes o quanto antes (até a 16ª semana de vida dele). Até essa idade, os filhotes não estão com todas as vacinas em dia, mas precisam ser sociabilizados, senão não estarão aptos a viver em harmonia na sociedade humana: se tornarão cães medrosos, poderão reagir de forma agressiva à tudo o que os assuste (crianças, idosos, estranhos, homens, carteiros, outros cães etc). É complicado conviver com um cão que vive neste estado permanente de medo, além de não ser justo para ele. Um cão socializado é aceito em vários lugares e vive mais próximo do dono.

As experiências que o cãozinho tiver nesta fase, sejam boas ou más, modelarão o comportamento dele. Juntamente com a carga genética, as experiências obtidas na sociabilização dele formarão como ele reagirá perante estranho, lugares, sons, o que ele vê, cheiros, outros cães, outros animais... A janela da sociabilização - aquele período mágico em que os filhotes estão abertos a novas experiências - chega ao final na 16ª semana de vida. Apesar disso, o cão deve ser sociabilizado por toda a vida dele. Lembre-se: experiências negativas ou falta de sociabilização no período crítico afetarão de forma também negativa o comportamento do filhote.

Então, como sociabilizar um filhote que ainda não completou o calendário de vacinações?

Sem pisar no chão: Não exponha o filhote a áreas externas onde você sabe que outros cães passam: ruas, praças, parques, pet shops. Leve o filhote no colo: ele verá o mundo, receberá os petiscos (associação positiva) e não correrá risco de pegar doenças infecciosas.


Não vá só a pet shop: Há outros locais onde um cãozinho no colo será bem-vindo. Algumas farmácias, lojas, locadoras, postos de gasolina, shoppings... leve-o no colo e sociabilize-o com várias pessoas!

Estacionamento: Os estacionamentos são bons para você sociabilizar o filhote a andar de carro, sentir novos odores, conhecer mais pessoas, ambientes (escadas, tráfego, elevadores).

Outras espécies: A maioria das doenças de uma espécie não contagia outra. Então, é relativamente seguro sociabilizar seu cão com gatos, ferrets, aves, coelhos, porquinhos da índia, hamsters, tartarugas de conhecidos e sabiamente saudáveis. Sociabilize também com outros cães, filhotes, adolescentes e adultos, de pessoas conhecidas e cujos cães estejam saudáveis e sejam dóceis: queremos manter as experiências prazerosas, sempre, para os filhotes. Assim se tornarão adultos equilibrados.

Nenhum comentário: