Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Desamparo aprendido

Broncas em excesso
Recentemente vi um vídeo em uma rede social que mostrava um cão, já idoso, rosnando e latindo para um dos donos, enquanto estava no colo de outra pessoa. Estava visivelmente com medo. O dono, ao pegá-lo no colo, ao invés de ser mordido pelo cão (como seria de se esperar), se vê com um cão que “se entrega”, fica deitado e não tem mais reação alguma. A reação das pessoas? Riem muito. Isso me entristece por dois motivos:
1. Pessoas rindo de um animal que está visivelmente com medo e, ao invés de livrá-lo dessa situação, continuam fazendo ainda mais vezes e rindo, rindo sem parar;
2. Mostra que o cãozinho, quase certo, é educado com punições. Como isso? Essa atitude dele, de “se entregar”, de não esboçar reação alguma, ficando imóvel, de olhos muito abertos, é conhecida como desamparo aprendido. E é sobre isso que vou falar.

O que é desamparo aprendido?
É a condição na qual um animal, humanos incluídos, aprende a se comportar de forma impotente, e não muda sua resposta, mesmo quando há oportunidades de sair da situação.

Por que isso acontece?
Expressão típica
Porque o cão sempre foi repreendido, sempre usaram punição com ele, sem que ele tenha uma noção clara de o que o leva a ser repreendido. O cão, não vendo saída para a punição, se entrega. Em situações assim, cedo ou tarde, o cão para de tentar fazer qualquer coisa, por não saber qual comportamento está sendo punido, e não vê saída para mudar a situação. É como se ele sempre levasse um choque, sem saber o motivo e nada que ele fizer faz isso parar. Então ele fica lá, sem reação, porque, na cabeça dele, nada adianta. 

Qual a alternativa humana? Trabalhar com reforço positivo; dessenssibilização e contra-condicionamento; modificar o ambiente; ensinar um comportamento alternativo. Estes métodos realmente ajudam o cão a se adequar à vida na sociedade humana. 

Um cão que se encolhe perante o dono ou adestrador não está mostrando respeito: está mostrando medo. E, se ele não tiver nenhuma reação, como o pobre cão do vídeo, é um caso de desamparo aprendido. Acredite: não é saudável e nem feliz para um cão se sentir assim. 

Nenhum comentário: