Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

Coisas que fazemos mas os cães detestam: 4

Se aproximar de um cão estranho olhando-o nos olhos

O contato visual é muito poderoso. Para nós, manter o contato visual é visto como um sinal de confiança, de foco; mas ele também pode nos deixar desconfortáveis. Quando um estranho nos olha fixamente, achamos muito esquisito, principalmente se ele estiver se aproximando de nós. Qual sua intenção? Precisamos prestar atenção no seu rosto para termos dicas. Para muitas espécies o contato visual estabelece dominância e, nos humanos, usamos os menores detalhes do rosto - a musculatura em volta dos olhos e boca - para saber se aquele olhar é amigável ou não. Mesmo assim, ainda é muito esquisito que alguém estranho nos olhe fixamente! O mesmo acontece com os cães. Quando você olha nos olhos de um cão que não conhece, sem piscar, não importa se você estiver sorrindo e sendo amigável: o cão encara esse olhar como um sinal de dominância ou mesmo de agressão. Ele pode ter uma resposta submissa - desviar o olhar, cheirar o chão, rolar (são também chamados de sinais apaziguadores, que podem indicar tanto estresse e desconforto como a tal da submissão, como quem diz "olha, eu sou da paz, não vou fazer nada para você") - ou ele pode recuar e latir. De qualquer maneira, para a maioria dos cães, alguém estranho o olhar diretamente nos olhos enquanto se aproxima é uma situação muito desconfortável. 

Se você quiser cumprimentar um cão novo de uma forma legal para ambos, se aproxime meio de lado (não de frente para o cão), desviando o olhar e falando baixo. Essas dicas que damos com a linguagem corporal, todas amigáveis, mostram ao cão que você é do bem. Pode ser que mesmo assim o cão não queira nada contigo, mas ao menos você não se aproximou dele de uma forma assustadora, que pudesse causar uma reação defensiva ou até mesmo agressiva. 

Nenhum comentário: