Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 12 de agosto de 2014

Coisas que fazemos mas os cães detestam: 6

Forçar o cão a interagir com outros cães e pessoas que ele não gosta
Assim como outros animais sociais, os cães têm seus amigos favoritos e seus inimigos. É fácil de ver quais outros cães - e pessoas - o cão quer brincar e aqueles que ele prefere nem chegar perto. Ainda assim, muitos donos de cães negam tudo isso ou simplesmente não conseguem ler os sinais que seus cães lhe dão. Isto é muito comum com aqueles donos muito entusiasmados que empurram o cão (algumas vezes, literalmente) para eventos sociais em parques quando são cães prefeririam muito mais o conforto de casa. Ou permitem que estranhos acariciem seu cão quando ele mostra sinais claros de que quer ficar sozinho. 

É importante notar que há uma diferença entre encorajar de modo positivo um cão tímido, medroso ou reativo. Dar pequenos passos para encorajá-los a sair de sua zona de conforto e lhes recompensando por demonstrar um comportamento mais calmo, alegre e social é importante para ajudá-los a ter uma vida mais equilibrada. Mas saber a diferença entre encorajar o cão de modo positivo e gentil e forçá-lo a interagir é vital para a segurança e sanidade de seu cão. Quando os cães são forçados a interagir, são mais propensos a atacar. Eles mostram inúmeros sinais - os chamados sinais apaziguadores, que são: ignorar, evitar e até mesmo rosnar - até que ficam irritados (afinal, ninguém entendeu suas dicas de que quer ficar sozinho) e dão uma clara mensagem: mordem. O que ainda é pior, a confiança que ele tinha em você como seu protetor foi corroída e eles terão uma associação ainda mais negativa com o parque, determinado cão ou pessoa, ou uma situação social (encontro de cães, por exemplo). Faça um favor ao seu cão: leia sua linguagem corporal quando ele não quer interagir com outros indivíduos e não o force. 

Nenhum comentário: