Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Curso da Tudo de Cão

Dia 18/09 houve um curso promovido pela Equipe Tudo de Cão em Osasco. Eu participei e posso dizer que foi excelente, aprendi muito, muito mesmo! Recomendo!

Aqui, vou falar um pouco sobre os assuntos abordados, que foram de grande valia, mesmo para adestradores mais experientes. Aclarou muito minhas ideias, revi conceitos que já tinha aprendido, mas agora vistos de uma maneira diferente.

O fim de semana já começou legal, com a presença da Thaissa e da Luiza, da Universicão e da 2 Patas, 4 Patas, respectivamente, que ficaram aqui em casa para irmos juntas. No Domingo, revimos a Sara e o Leo, queridos como sempre! Muita gente, local lotado! Alguns levaram seus cães, eu não levei a Suzie (que foi muito bom, ela ficaria muito estressada, pois o curso durou o dia inteiro - demais p/ uma Whippet... risos).

O primeiro tópico foi sobre a aprendizagem animal (não só dos cães!). Foi falado muito sobre Reforço (positivo (R+) e negativo (R-)), Punição (positiva (P+) e negativa (P-)) e sobre a Extinção de um comportamento, sendo que:

* R+ = algo bom começa
* R- = algo ruim termina
* P+ = algo ruim começa
* P- = algo bom termina

(O que eu mais uso, minha prioridade, é o R+. Se for preciso, uso a P-, mas é muito raro).

Já a extinção é quando queremos acabar com um determinado comportamento. Quando começa um treino deste, o cão (outro animal ou até mesmo pessoa!) começa a oferecer mais e mais o comportamento, entrando no pico de extinção. Se a gente cede neste ponto, o pico de extinção aumenta, tornando cada vez mais e mais difícil extingui-lo.

Depois foi a vez da Liderança e da Hierarquia. O líder não é aquele cara mandão, que bate no cão, força-o a fazer determinadas coisas, como algumas vezes é mostrado/falado por aí. Nosso papel, como líder, é:

- Guiar: mostrar ao cão o que queremos dele, de maneira positiva.
- Dar Suporte: estar presente sempre que o cão precisar da gente.
- Ser Consistente: adotar uma regra SEMPRE, não importa a situação.
- Ser Consequente: a regra tem que ser muito clara para o cão, para ele ter opção de escolha.

A Hierarquia não significa que deva ter violência. Já reparou que, entre os cães, dependendo da atividade a hierarquia muda? Por exemplo: Suzie é louca pela caminha dela e não deixa que outros deitem lá (na verdade, ela nem liga, mas é só um exemplo), e o Scooby (seu melhor amigo) a respeita. Já Scooby é louco por bolinha e não deixa a Suzie chegar perto (ele também não se importa, novamente, é só um exemplo) e ela o respeita. Viram como a hierarquia muda com a situação?

Depois foi a vez da socialização, o quanto ela é importante e como podemos usar um programa de socialização pela vida inteira do cão, não apenas quando ele é filhote - até mesmo um adulto pode ser socializado, só os resultados que demoram mais para aparecer: mas aparecem!
Socialização é com pessoas e animais; Dessensibilização é com objetos.

Vimos a diferença entre a socialização passiva e ativa e os motivos de priorizar a ativa.

Em seguida, a linguagem corporal canina. Nos foram mostrados vários slides, além de podermos observar os cães ao vivo. Vimos quais são os Calming Signals (usados em situações de tensão), Sinais de Estresse, de Agressividade, de Submissão e de Brincadeira.

Agora, a vez dos comandos básicos: Senta, Deita, Fica e Vem. Como ensiná-los, como recompensá-los e como sair do adestrador amador e chegar no profissional.

Aprendemos as diversas situações para usar determinado comando, como ensiná-los de forma a ficar super confiável, usando:
- Posição Relativa do Corpo: desvincular o comando de qualquer dica corporal (o cão só senta se estiver na nossa frente).
- Generalização: cães são detalhistas, não generalizam muito bem. Ensinar cada comando em diversos ambientes, para ele entender que Senta é Senta em qualquer lugar, não somente na sala.
- Substituição de Recompensa: Não dar só petiscos, mas outras coisas que o cão queira.
- Escalas de Reforço: conseguimos controlar o comportamento.

Dentro das escalas de reforço, aprendemos 3 dos inúmeros tipos:
- Contínuo: o cão sempre é recompensado (Suzie está no processo de tocar um sino para indicar quando quer fazer xixi, e sempre é recompensada quando o faz).
- Variável: recompensamos o cão de forma aleatória.
- Seletivo: recompensamos o cão quando o comportamento está acima do que esperávamos.

Chegou a vez do Chair Stay, que é muito útil! Podemos usá-lo em qualquer lugar: parque, restaurante (que aceitem cães), em casa, casa de amigos etc. Aprendemos na teoria e na  prática como fazê-lo. Aliás, Suzie está tão bem no chair stay (onde uso seu cobertor grosso) que, quando toca a campainha, chega alguém em casa ou nos sentamos para comer ela já corre pra sua caminha.

Por fim, nos foi falado sobre a captação de clientes e o relacionamento com eles.

Além disso, foram recomendados muitos materiais BONS para estudo.

Tentei resumir aqui pouco mais de 8 horas de curso. Eu fiquei muito feliz de poder ir e, quando tiver outros e eu puder, com certeza irei! Adorei! E, tenho certeza, todos gostaram também!

2 comentários:

Karine Lima disse...

Nossa, que legal Fúlvia. Pena aqui em Cachoeirinha/RS não ter muitos cursos, e os que tem são bem pouco divulgados (não entregam folhetos e nem colocam na internet a noticia), é muuittto dificil saber onde tem cursos sobre cães por aqui! Então, tudo o que eu sei sobre cães descobri por revistas, livros e internet...não é o bastante!

Bjs

Fúlvia e Suzie disse...

Foi mesmo muito legal, Karine!! Realmente, parece que os cursos se concentram nas grandes cidades, né?! Isso é meio ruim, porque nem todo mundo tem como ir, né.

A gente pode aprender bastante através de livros também, como estudo =) Mas os cursos e a prática são muito bons!

Beijão! E espero que vc consiga fazer um curso logo =)