Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Os cães entendem quando apontamos?

Mais um artigo que li e resolvi resumi-lo aqui para vocês. Retirado do blog da Patricia McConnell, traduzido e adaptado por mim e, portanto, de reprodução proibida! A divulgação, no entanto, é permitida.

Os cães entendem quando apontamos?
Como já foi mostrado em certos programas televisivos sobre cães, vimos que os cães entendem muito melhor quando apontamos que os chimpanzés e os lobos. Os cães vão na direção em que apontamos, por exemplo, na comida escondida sob um pote dentre dois (e os dois com cheiro de comida). Lobos e chimpanzés não fazem isso. Alguns acreditam que depois de dez mil anos de domesticação, os cães se adaptaram para entender a linguagem humana de sinais.

Na experiência de Patricia McConnell, os cães precisam ser ensinados a compreender quando apontamos. Para ela, quando filhotes, os cães não prestam atenção alguma na direção que apontamos, apenas chegam perto de nossas mãos e as cheiram. Claro que é fácil obter tal comportamento, mas este deve ser ensinado. Não é isso que os pesquisadores acreditam, e os resultados destes estudos foram citados milhões de vezes como uma evidência que nosso relacionamento com os cães criou uma seleção natural que tornou os cães aptos a se comunicar com os humanos com maior eficácia que outras espécies.

Alguns pesquisadores compararam as respostas de cães adultos e filhotes com as de chimpanzés e lobos. As conclusões foram que os filhotes são capazes de seguir a direção de um braço apontando, enquanto lobos e chimpanzés de qualquer idade não (comprovando que deve haver um componente genético para este comportamento, devido à domesticação - espécie de mutação).

McConnell viu alguns destes vídeos e diz que os lobos jovens, mesmo tendo sido criados com humanos aparentavem ser dispersos inquietos e incapazes de se focar em qualquer coisa. Segurá-los em determinada posição parecia ser praticamente impossível. Ela própria trabalhou com alguns cães-lobo e os filhotes são parecidos com qualquer outra raça de cão: não param quietos por um segundo! Aqueles do vídeo pareciam assustados e completamente incapacitados de se focar em algo. Lobos adultos são mais atentos aos humanos e seus gestos que os filhotes, então pode sim haver um componente de desenvolvimento ligado ao comportamento. Outro vídeo mostra chimpanzés, cães adultos e filhotes sendo testados. A pesquisa mostra claramente que, apesar de muito espertos, os chimpanzés não entendem nada quando apontamos. Depois, mostra que os cães adultos entendem perfeitamente e, quando comenta-se sobre os filhotes, diz-se "mesmo filhotes com seis semanas entendem rapidamente". Para McConnell isso sugere que há treino envolvido, que o comportamento não é 100% inato.

Uma boa explicação para o fato é que os cães tem uma tendência inata a ser predispostos a aprender e, assim, vão para onde apontamos. Os cães são espécies diferentes devido a terem co-evoluído conosco, mas é algo mais complicado do que simplesmente afirmar que eles naturalmente entendem quando apontamos. Cães também nos veem como seres cooperativos, daí responderem aos nossos gestos. Os chimpanzés, por outro lado, competem por comida e não nos veem como colaboradores, por isso a tendência de não prestar atenção em nós, mesmo quando apontamos onde está a comida.

Nenhum comentário: