Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A Inteligência dos Cães - Parte 8

Semana passada publiquei o teste de QI canino. Como seus cães se saíram? Hoje, publicarei a última parte que fala sobre a inteligência Adaptável.

Inteligência Adaptável (parte III)

Em qualquer raça existe uma variação na inteligência adaptável. Infelizmente não foram testados cães suficientes no teste de QI para se ter uma afirmação sobre todas as raças. Na vivência de Stanley Coren, algumas das raças mais populares se saem muito bem, tais como Dobermann, Elkhounds, Pastores de Shetland, Pastores Alemães, Poodles (de todos os tamanhos) e Pulis. Estes cães se destacam tanto nos campos de aprendizado e memória como no aspecto de resolução de problemas da inteligência adaptável.

Comparações de avaliações dos testes de QI de aprendizado e memória (testes 1, 3, 7 e 8) com os de resolução de problemas (testes 2, 4, 6, 9 e 12) mostram que algumas raças se sobressaem em uma área e não em outra. Cães muito bons nos aspectos de aprendizado e memória, mas nem tão brilhantes na área de resolução de problemas são: Beagle, Bouvier de Flandres, Welsh Corgi (Cardigan e Pembroke), Boiadeiro Bernês, Pastores Belgas, Golden Retriever e Labrador.

Entre os cães bons na resolução de problemas mas que não se saem tão bem nas áreas de aprendizado e memória estão o Terrier Australiano, Cair Terrier, Kerry Blue Terrier, West Highland White Terrier, Fox Terrier (pelo liso e duro), Malamute do Alaska, Husky Siberiano, Samoieda, Basenjis, Chihuahua, Schipperke e Schnauzers (todos). 

A inteligência adaptável compõe-se de duas formas de inteligência diferentes. As capacidades de aprendizado e memória não são necessariamente prenúncio de capacidade de resolução de problemas. Enquanto algumas raças têm avaliação alta em ambas, outras podem se qualificar muito bem em uma dimensão e não passar da média em outra. Além disso, dentro de qualquer raça, existem cães mais brilhantes que outros. 

Obs.: Estas foram resoluções do próprio Stanley Coren, baseado em sua experiência com cães de diversas raças. E, como ele mesmo disse, não se fizeram testes o suficiente para determinar as raças que se saem melhor em cada aspecto da inteligência adaptável ou em todos. Portanto, não dá pra dizer que um cão é "burro" ou "inteligente". A própria Suzie, considerada uma raça burrinha, se saiu bem em todos os testes. O que conta muito também são os laços entre dono e cão, o quanto você se dedica a ele (educação).

Nenhum comentário: