Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 3 de novembro de 2010

A Inteligência dos Cães - Parte 6

Semana passada tratei da Inteligência Insintiva. Nesta, começarei a falar da Inteligência Adaptável.

Inteligência Adaptável (parte I)
Enquanto a inteligência instintiva revela os comportamentos e aptidões pré programadas do código genético, a inteligência adaptável responde pelo conhecimento, aptidões e competência geral que o cão pode atingir durante sua vida. No cão, a inteligência adaptável tem dois componentes principais. O primeiro é a habilidade de aprendizado, que envolve o ritmo em que o cão pode aprender novas relações. Há muitas formas de aprendizado:

- Aprendizado observacional: é o aprendizado casual, natural, que dá lugar a certas associações entre condições e resultados, mas não exige envolvimento direto por parte do observador. Ex.: o cão aprende que o dono ir até a cozinha pode significar que surja algo para comer, e ele se prepara para isso indo até a cozinha e dando-nos ciência da sua presença.

- Aprendizado ambiental: envolve aprender uma espécie de mapa ou representação mental do ambiente, inclusive da localização de objetos comuns, onde certos indivíduos são encontrados habitualmente e onde certas atividades ocorrem normalmente. 

- Aprendizado social: aprender a responder a sinais sociais humanos ou caninos.

- Compreensão da linguagem: envolve a capacidade do cão aprender sinais verbais dos humanos.

- Aprendizado de tarefa: demanda envolvimento ativo do cão, na base da tentativa e erro, e resulta na sua capacidade de responder a sinais específicos que tragam recompensas. Ex.: o cão respondendo ao "Senta" e ganha um petisco, carinho ou brinquedo. 

Junto com as dimensões do aprendizado acha-se a capacidade de memória e, assim como os indivíduos diferem no aprendizado, também o diferem nas capacidades de memória de curto e longo prazo. 

- Memória de curto prazo: primeiro estágio vital de qualquer processamento da  informação. Ex.: você liga para alguém, o telefone dá sinal de ocupado e você disca novamente, sabendo o número sem precisar olhar. Depois de falar com a pessoa, o número sumiu da sua memória de curto prazo.

- Memória de longo prazo: envolve uma capacidade de armazenagem de informação relativamente ilimitada, resultando lembranças quase permanentes. Ex.: uma informação que pode ser mantida na memória durante cinco minutos tem mais de 50% de chance de ser lembrada um mês depois e 40% de chance de ser lembrada um ano depois.

Outra dimensão importante da inteligência adaptável é a capacidade de resolução de problemas, a aptidão para encontrar soluções corretas que permitem contornar obstáculos ou barreiras físicas ou conceptuais que barram o acesso à recompensa. Há dois aspectos nesta capacidade. O primeiro envolve a capacidade de planejar e selecionar os comportamentos que podem conduzir à solução. O segundo envolve a capacidade de lembrar outras estratégias ou informações aprendidas, vindas de outras situações, e transferi-las para a situação atual. 

Enquanto a raça de um cão é um bom indicativo de sua inteligência instintiva, a adaptável varia muito de indivíduo para indivíduo. A melhor maneira de determinar a inteligência adaptável é testar seu peludo. 

Aos interessados em testar a inteligência adaptável de seus cães, semana que vem colocarei aqui o teste feito pelo Stanley Coren (que eu fiz com a Suzie, claro), composto de doze problemas abrangendo todos os aspectos da inteligência adaptável dos cães. Alguns testes podem ser fáceis para a maioria dos cães (e extremamente difíceis para outros) enquanto outros são difíceis para a maioria deles, enquanto outros os acham fáceis.

Nenhum comentário: