Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

domingo, 7 de novembro de 2010

Deixe seu cão pensar!

Li este artigo e achei muito interessante compartilhar com vocês. Não está traduzido, apenas o li e escrevi o que me passou pela cabeça. Copiar este texto não é permitido. Divulgá-lo sim.

Deixe seu cão pensar!
É incrível como privamos nossos cães de pensar. Se é verdade que aquilo que permitimos que o cão faça ele será recompensado, por que não o deixamos praticar o pensamento?
 
Um exemplo de como podemos arruinar um cão "pensante". Existe um jogo chamado "101 things to do with a box", onde você simplesmente coloca uma caixa de papelão perto do cão e vai clicando e dando petiscos com cada interação dele com a caixa. Depois, clica só para determinados comportamentos, como por exemplo, colocar uma pata dentro dela; depois duas; até entrar na caixa. Imagine-se fazendo essa brincadeira no parque. De repente, um gato passa correndo na frente do seu cão e ele pensa "nossa, que legal, acho que posso brincar de correr com este gatinho". Aí o cãozinho te puxa e você, na melhor das intenções, ao invés de simplesmente impedir que ele saia correndo e espera ele pensar que é melhor ficar com você, você dá um tranco na guia e grita com o cachorro.

Quando privamos um cão de pensar, perdemos um pouco aquela ligação com ele. Quer dizer, podemos ensinar todos os comandos de obediência a ele, mas os laços entre dono e cão não serão tão fortes e o filhote não precisa pensar tanto, afinal, ele só precisa fazer aquilo que seu dono pede, sem ao menos ter uma chance de escolha (principalmente quando se usa métodos punitivos, onde dá-se trancos na guia para o cão fazer praticamente tudo - ele precisa fazer senão, leva um tranco no pescoço). Eu, pessoalmente, acredito que quando o cão pensa, ele tem sim chance de errar e de acertar mas, quando ele acerta, ele fica muito mais "realizado" e confiante que ele pode sim pensar, já que o máximo que ele vai receber se errar é nada. Assim, ele terá confiança de tentar novos comportamentos, inclusive alguns que você nem sonharia em ensinar.

Existe também um jogo de odores. Os cães precisam procurar comidas escondidas em caixas usando seu nariz e, algumas vezes, eles podem ficar frustrados e olhar para você como quem diz "Poxa, pode me ajudar aqui?". A gente fica tentado a ajudar, mas não é este o objetivo: os cães tem de pensar em uma maneira de encontrar a comida, eles precisam ser encorajados a pensar. Neste jogo, tudo que o cão precisa é pensar em usar o nariz.

Quantas vezes privamos nosso cão de pensar? Por que não acreditamos nas evidências científicas que citam a inteligência dos cães e suas funções cognitivas? A Dra. Patricia McConnell trabalha (e escreve) muito com isso. Visitem seu blog e leiam seus livros, recomendo muitíssimo!

Resumindo: deixem seus cães pensarem! E, para ajudá-los, tenham paciência e se livrem da necessidade incessante de tomar todas as decisões por ele ou de ajudá-los em tudo. Deixem que eles façam bom uso de um órgão super importante: o cérebro!

Um comentário:

soninha disse...

Interessante o texto, mas partindo da premissa de que parece haver uma ordem universal impedindo que se pense...rs...está explicado,talvez.rs.bjs