Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quinta-feira, 28 de outubro de 2010

Treinando Dois Cães: É Possível? Parte V

A última parte da série de treinar dois cães. A partir da semana que vem começarei uma nova série que ainda é surpresa.
Distrações
Quando colocamos distrações, colocamos uma nova dimensão no processo de adestramento, principalmente quando trabalhamos com mais de um cão, porque eles se baseiam muito no comportamento um do outro, causando reações maiores.

Dessensibilizar um grupo de cães na presença de distrações é feito do mesmo jeito quando se trabalha com um cão individualmente. Comece com a distração a uma distância que a mesma não cause reação aos cães. Gradualmente trabalhe mais e mais perto da distração, até que seus cães não dêem atenção a ela, mas sim a você.

Antes de trabalhar com os dois em lugares públicos, saiba quais são as fraquezas deles no quesito distrações. Se você sabe que irá encontrá-las enquanto trabalha com eles, certifique-se que eles tenham aprendido auto-controle. Se um cão reagir, com certeza o outro também reagirá.

Estar ciente do que os provoca e da maneira como seus cães se comportam antes da reação lhe ajudará a se safar de um problema. Se você vir um de seus cães começar a reagir, rapidamente redirecione-o, nem que seja dando meia-volta. Claro que seria bom, depois, voltar a trabalhar com os cães individualmente na presença desta distração em particular por um tempo antes de voltar a trabalhar em dupla.

Nem sempre podemos evitar as distrações. Se seus cães ainda reagem, o ideal é que eles usem algo apropriado para adestramento, como uma Gentle Leader ou uma Easy Walk.

Lembre-se: cuidado para não corrigir os dois cães quando apenas um estiver reagindo à distração. Se apenas um cão precisar da GL ou da EW, faça pressão apenas neste cão em particular, não nos dois. Por isso que devemos trabalhar com guias individuais antes de trabalhar com guias duplas ou sem guia.

Usar o clicker enquanto se trabalha com dois cães usando guias diferentes pode ser muito difícil para a grande maioria das pessoas. Se for o seu caso, faça uso de elogios verbais, sem problemas. Quando você conseguir trabalhar com eles sem guia, você terá uma mão livre para usar o clicker.

Mais de dois...
Se você tem mais de dois cães, melhor começar a trabalhar com apenas dois por vez. Quando todos estiverem confiáveis trabalhando sem guia e com distrações, pode-se trabalhar com todos simultaneamente. Eles podem ter dificuldades em andar junto ao lado um do outro, mas o "fica" e o "vem" não serão problemas.

Assim como trabalhando com apenas dois cães, o clique só acontece quando todos eles executarem a tarefa. Alguns podem precisar de mais tempo, enquanto outros aprendem bem rápido. Ensine as habilidades individualmente, como mencionado nos capítulos anteriores, antes de juntá-los em um grupo.

Nenhum comentário: