Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

A Inteligência dos Cães - Parte 5

Depois de algumas semanas sem publicar nada no blog por motivos pessoais, estou de volta. Espero conseguir publicar esta série e começar outras também, que os ajudem a conviver melhor com seus amigos de quatro patas.

Inteligência Instintiva (parte IV)
Cães de Carga
Para muitas pessoas, os cães que vêm à cabeça são os Huskies Siberianos, conhecidos como cães de trenó. Cães que puxam trenós são reconhecidos pela maioria das pessoas: possuem focinho afilado, orelhas pontudas, pelagem espessa e resistente e a cauda com pelos abundantes e enrolada sobre o dorso: cães do tipo spitz. Entre os cães mais usados nesta função estão o Malamute do Alaska, Samoieda, Husky Siberiano, Elkhound e Keeshound. 


Malamutes do Alaska puxando trenó
 
A organização dos cães é semelhante à das alcateias: há um líder cujos movimentos coordenam as atividades dos outros cães atrelados ao trenó. Os cães da equipe tendem a prestar atenção quase que exclusiva ao líder, praticamente ignorando o condutor humanos. Por isso sabe-se de muitos relatos de trenós que foram embora depois que os condutores caíram ou não conseguiram subir a tempo.

Outros cães também eram usados como cães de carga: São Bernardo, Terra Nova, Boiadeiro Bernês. Estes cães ajudavam no transporte de leites, verduras, carnes, tecidos, pães etc, devido à grande força física e resistência ao puxar as carroças. Exemplo: em Berna, um só Boiadeiros Bernês era capaz de puxar uma carroça com mais de 50kg de produtos, além do peso da própria carroça. 

Só de brincadeira: Boiadeiros levando um companheiro na carroça

Hoje em dia os cães não podem mais ser usados como animais de carga, por ser considerada uma atividade que gera maus tratos aos animais (apesar de muitos afirmarem que os animais são bem cuidados, os casos de crueldade são inúmeros e, por isso, a atividade foi banida).

Outros Cães Especialistas
Os usos de cães que capitalizam aspectos de sua inteligência insintiva são mais diversificados no mundo de hoje. Alguns exemplos incluem:

- cães guia: guiam seus donos deficientes visuais, perminto-lhes deslocar-se de forma independente, mesmo no complicado ambiente urbano;

- cães para deficientes auditivos: alertam seus donos para sons como o da campainha, telefone ou assobio da chaleira.

- cães de busca e resgate: usados para rastrear e achar pessoas perdidas ou sepultadas pelos escombros de terremotos ou sob a neve nas avalanches.

- cães de resgate na água: recuperam pessoas e objetos das águas, nadam levando cordas para velejadores encalhados e até puxam pequenos botes para os salva-vidas, que aguardam.

- cães para busca de drogas e explosivos: usam suas capacidades olfativas para achar materiais proibidos. Uma variação destes são os cães que acham trufas. São melhores que os porcos usados tradicionalmente, por duas razões: os cães tem faro mais apurado e não comem as trufas.

Cães de Companhia
Os cães preenchem outra importante função na vida humana: companhia. Este trabalho parece não exigir uma inteligência instintiva especial, mas depende da personalidade do cão. 

Como companheiros, os cães preenchem certas necessidades nas brincadeiras infantis. Como fornecem interações afetivas e sociais necessárias a pessoas de todas as idades, são ótimos terapeutas. Crianças com dificuldades de comunicação, adultos deprimidos e idosos isolados são ajudados pela presença dos cães de companhia. Existe evidência de redução de tensão ao contato com os cães. Quando afagamos um cão, nossa frequência cardíaca diminui, regulariza-se a respiração e há alívio da tensão muscular: sinais de estresse que começam a desaparecer. Pessoas que vivem em companhia de cães têm menos problemas de saúde e visitam menos o médico. A presença de um cão em sua casa pode prolongar a sua vida!

Nenhum comentário: