Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

sábado, 30 de outubro de 2010

Apresentando a coleira ao seu cão

Já falei sobre a importância das caminhadas aqui, então, hoje vou falar sobre como apresentar a coleira ao cão, para que ele se sinta à vontade com coleira e guia. Depois falarei um pouco sobre andar com a guia frouxa e um pouco sobre a coleira Easy Walk.

Quer você tenha adotado um filhote ou cão adulto, você precisa apresentá-lo à coleira e guia. Para alguns cães é muito simples: você coloca a guia e eles já querem sair para passear. Outros podem ter muito medo. Siga as dicas abaixo para apresentar coleira e guia sem traumatizar seu cão:

Comece em uma área segura
Ao invés de colocar coleira e guia e já sair na rua com o cão, dê-lhe tempo para se acostumar. Comece dentro de casa ou no quintal. Coloque coleira e guia e deixe-o livre, permitindo que ele arraste a guia.

Não deixe-o roer a guia
Muitos cães encaram a guia como mais um brinquedo. Não deixe que o cão crie o hábito de roê-la. Dê-lhe alguns brinquedos favoritos para distrai-lo. Jogue bolinha com ele. Assim ele se acostumará com a sensação da guia, sem encará-la como brinquedo. Se isso não funcionar, coloque algum produto repelente, de gosto amargo, na guia. Mas converse com seu veterinário sobre qual o melhor produto para isso!

Pegue a guia
Quando seu cão estiver confortável com a guia, pegue-a. Continue dentro de casa ou no quintal e só segure-a. Chame o cão, dê-lhe alguns petiscos enquanto segura a guia. Aqui não vamos ensiná-lo a andar na guia, mas sim acostumá-lo com você segurando a outra ponta da mesma. Se o cão puxar ou se debater, deixe-o e tente novamente depois de alguns minutos.

Não use a guia para correções
É importante lembrar que estes exercícios são para que seu cão fique confortável com a guia. Nunca dê trancos para corrigi-lo. Se o cão puxa a guia, solte-a ou use brinquedos e/ou petiscos para redirecionar a atenção dele.

Pratique sempre
Como andar na guia é uma habilidade essencial para um cão, é importante que seu cão se sinta confortável o mais rápido possível. Pratique sempre que possível, por 5 a 10 minutos cada vez.

Andar com a guia frouxa
Assim que o cão estiver confortável com você segurando a outra ponta da guia, pode ensiná-lo a andar com a guia frouxa. É importante que você comece o mais rápido possível, assim que o nível de conforto do cão permitir, assim ele não cria o hábito de puxar.

Fonte:  Dogs on About

 

Nenhum comentário: