Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Treinando Dois Cães: É Possível? Parte III

Continuando com a série.

Deita-Fica
Pode ser um pouco mais difícil de se fazer em dupla, porque um deles pode não querer se mostrar submisso ao outro. Seus cães devem ficar confortáveis deitados um ao lado do outro, para não haver problemas.

Faça com que este exercício seja o melhor possível para os cães. Faça carinho na barriga e dê muitos petiscos, além de começar com um tempo pequeno (não os deixe muito tempo deitados, vamos começar aos poucos, lembra?). Comece também com um cão longe do outro e, à medida em que eles ficam mais confortáveis, pode ir aproximando-os.

Os dois na guia
Antes de começar, seus cães devem ficar bem tranquilos na presença um do outro.

Eles devem andar ao seu lado e um ao lado do outro.

1. Peça para os cães se sentarem.
2. Coloque a guia. Clique e recompense.
3. Com sua mão direita, segure a guia do cão mais perto de você; com a esquerda, segure a do outro cão (os dois estão do mesmo lado, ok?).
4. Se eles sabem andar sem puxar, ande com eles.
5. Ande cinco passos, pare, peça para eles sentarem, clique e recompense.
6. Gradualmente aumente o número de passos (sempre tendo em mente que os cães devem ser bem sucedidos e o treino terminar com os dois felizes por terem feito direitinho). Peça para eles sentarem e deitarem ao longo do exercício.

Preste atenção para não tensionar a guia. Quando seu cão está andando direitinho e a guia fica tensa, você está punindo o cão.

Se um deles, ou os dois, não estiverem com a guia frouxa, ao invés de dar trancos na guia, dê meia volta. Elogie, recompense, clique e premie seus cães quando eles fizerem o que você quer.

O objetivo é ensinar os dois cães a obedecer simultaneamente, apesar do local e das distrações.

Nas próximas semanas falarei um pouco de truques em duplas. Nada mais lindo que ter dois cães fazendo o mesmo truque, não é mesmo?

Nenhum comentário: