Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Treinando Dois Cães: É Possível? Parte IV

Agora vou escrever sobre alguns truques que podemos ensinar para nossos cães fazerem em dupla. No próximo post, falarei sobre "distrações".

Truques
Dá a Pata e Tchau
Se seus cães ainda não sabem dar a pata, coloque um petisco na mão, feche-a e coloque na frente do cachorro (sentado). No momento que ele colocar a patinha, clique e dê o petisco com a outra mão. Aos poucos, vá deixando só o cheiro do petisco na sua mão e ela aberta. Quando ele colocar a pata assim que vir sua mão na frente dele, comece a dar o comando antes de lhe oferecer a mão. Simples, né?! Mas, vamos ao treininho em dupla.

1. Com os dois sentados lado a lado, dê o comando.

2. Clique somente quando os dois colocarem a pata na sua mão (os dois colocam as patas na mesma mão, afinal, com qual mão você os recompensará, né?!).

Quanto mais prática eles tiverem, melhor será o desempenho e eles colocarão a pata ao mesmo tempo na sua mão. Clique e jackpot (dar vários petiscos em curto intervalo de tempo e até terminar a aula, nem que seja pra voltar daqui uns 5 minutos).

O Tchau é uma extensão do Dá a Pata, mas os cães não tocam na sua mão, apenas levantam as patas e ficam dando tchau mesmo. Clique para um tchau, dois tchaus e assim sucessivamente, até que fique do jeito que você quer (mas não vai inventar de deixar os pobres dando tchau indefinidamente...).

Com o tempo e com a prática deles, você pode ir aumentando a distância aos poucos também (lembrando de diminuir o número de tchaus - afinal, quando se aumenta um critério, o anterior precisa ficar mais fácil).

Gira
Fica muito legal este truque, além de ser simples de se fazer.

1. Ensine cada cão em separado.

2. Com um petisco, vá guiando o cão para girar (não é o rola, tá? O cão dá a volta nele mesmo, como a gente quando gira). Quando ele terminar, clique e dê o petisco.

3. Com o tempo, use somente a sua mão para fazer o gesto. Assim que ele fizer o truque sem precisar do petisco na sua mão, dê o comando antes de fazer o gesto.

4. Ensine-o a girar para o outro lado, usando outro comando (aqui uso o "círculo").

5. Para fazer com os dois cães, você vai precisar das duas mãos no começo. Quando eles estiverem bem experientes em fazer o truque juntos, você pode usar apenas uma mão para dar o comando. E, claro, clique e recompense quando os dois tiverem terminado de fazer o truque.

Rola
Para fazer este truque precisamos ter um bom timing e os cães não podem achar ruim tocar um ao outro. Se eles ficam nervosos quando se tocam, melhor nem fazer este truque. Aliás, se você tiver um magrelo como eu, não faça este truque: machuca as costas do cão, principalmente se for feito em piso duro. A Suzie sabe fazer sim, mas só faço com ela na cama e em gramados. Deste jeito, não machuca.

1. Os dois cães devem estar deitados lado a lado e voltados para a mesma direção.

2. Eles devem saber rolar (mesma coisa do gira: usa um petisco com o cão deitado e vá guiando-o até que ele role - o cachorro cheira o petisco e você guia o petisco na direção do ombro do cão; ele vai deitar de lado e aí, é só você ajudá-lo com o petisco) e, no começo, você precisa usar suas duas mãos para dar o comando verbal e gestual.

3. Se você for fazer com que eles girem para a esquerda, peça para o cão da esquerda rolar primeiro.

4. Assim que ele começar a rolar, fale pro outro rolar também.

5. Assim que os dois terminarem o truque, clique e recompense.

Você pode pedir que eles rolem duas, três vezes, mas eles devem estar confortáveis quanto a isso. Se quiser que eles rolem em outra direção, use outro comando (eu uso o mesmo, mas uso a outra mão para o comando gestual, aí a Suzie sabe pra qual lado rolar).

Existe uma série de truques que você pode fazer com seus cães em dupla. Só publiquei três porque senão seria uma série infinita. Pular arcos, dançar, latir, pegar um biscoito com o nariz, enfim, são inúmeros os truques. Use sua imaginação, criatividade, paciência, muitos petiscos e divirta-se com seus cães!

Bom divertimento com seus cães! Até semana que vem.

Um comentário:

Unknown disse...

Olá. Gostei muito do seu blog, entrarei aqui muitas vezes ainda. Apareça no meu Blog para me conhecer também: www.pugmanobrown.com