Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

A Inteligência dos Cães - Parte 2

Seguindo com a série, hoje vou falar um pouco sobre a Inteligência Instintiva. Avisando: falarei das três inteligências, mas todas serão divididas, Ok?!

Inteligência Instintiva (parte I)

É bem provável que nunca saibamos como nós e os cães estabelecemos nosso primeiro contato pessoal e de trabalho. Mas, supõe-se que os cães que escolheram estar conosco, e não o contrário. Antes do desenvolvimento da agricultura, a humanidade não ligava muito para os cuidados sanitários, então, era comum haver ossos, pedaços de pele e resíduos de caçadas perto dos acampamentos humanos. Os cães aprenderam a rondar as habitações humanas e, com isso, arrumavam comida de vez em quando, sem precisarem caçar. As pessoas primitivas toleravam a presença dos cães porque eles davam conta do lixo. Ainda hoje, em lugares menos desenvolvidos, os cães párias desempenham essa função: eliminar o lixo.

Aos poucos, as pessoas perceberam que os cães poderiam fazer mais do que apenas limpar o lixo. Os cães passaram também a servir de comida quando a caça escasseava.

Cães Vigia e de Guarda
A função do cão vigia é dar o alarme: seu latido é um perfeito sinal de advertência. A função original do latido é reunir a matilha para reagir diante de um problema ou possível intruso, sendo natural na maioria dos cães, não importando seu tamanho. Já dizia um ladrão: "Ao invés de um cão grande, tenha um cão pequeno que lata bastante. O grande pode passar a maior parte do tempo dormindo. O que importa é o barulho". Algumas pessoas fazem uso desta sabedoria, tendo em casa cães pequenos e latidores (como terriers) e grandes para meter medo. 

O primeiro uso consciente dos cães foi na vigia e na guarda. Na pré-história, o mundo era um lugar hostil. Muitos animais espreitavam os humanos como presas, e os acampamentos eram alvos fáceis. Um predador furtivo, que atacasse à noite, era muito perigoso. Os ataques de outros bandos também eram perigosos, seja por hostilidade entre as tribos, seja para roubar comida, mulheres e crianças. Os cães que ficavam perto dos acampamentos faziam barulho sempre que um predador ou bando de pessoas estranhas se aproximava. Ao tornar-se óbvio que os acampamentos ficavam mais seguros com a presença dos cães, estes passaram a ser tambem vigias e guardas, não apenas comedores de lixo.

É provavel que a primeira característica comportamental canina específica escolhida pelos humanos fosse a tendência a latir. A primeira domesticação de cães deve ter envolvido filhotes de lobo e chacal, e aqueles que eram melhor vigias, latindo ao menor sinal de perigo, tinham mais chance de ser conservados e cruzados por seus donos. 

Stanley Coren relacionou, junto com especialistas, adestradores e proprietários de cães, as quinze melhores raças de vigia, ou seja, aquelas que latem ao menor sinal de perigo (ou apenas para o gato no muro...):

1. Rottweiler
2. Pastor Alemão
3. Scottish Terrier
4. West Highland White Terrier
5. Schnauzer Miniatura
6. Yorkshire Terrier
7. Cairn Terrier
8. Chihuahua
9. Airedale Terrier
10. Poodle
11. Boston Terrier
12. Shih Tzu
13. Daschund
14. Soft Coated Weathen Terrier
15. Fox Terrier
  

Rottweiler, tido como o melhor vigia, e Fox Terrier (na versão pelo liso) ocupando a 15ª posição.

Segundo eles, estas raças são excitáveis e latem em presença de um intruso ou na maioria das situações que julgam fora do normal. Apesar deles julgarem que a maioria dos cães são razoavelmente vigilantes e dão o alarme na maioria das vezes, consideraram as doze raças com menos aptidão para latir dando o alarme, sendo inadequados para a tarefa de vigia:

1. Bloodhound
2. Terra Nova
3. São Bernardo
4. Bassethound
5. Bulldog Inglês
6. Old English Sheepdog
7. Clumber Spaniel
8. Irish Wolfhound
9. Scottish Deerhound
10. Pug
11. Husky Siberiano
12. Malamute do Alaska















Bloodhound (esquerda) e Malamute do Alaska (direita), entre as raças com menos aptidão para a vigilância

Estas raças são ótimas para quem quer um cão que não incomode os vizinhos.

Agora, falando dos cães de guarda. Sua função é intervir fisicamente se um intruso perturbar a propriedade, invadir imóveis ou atacar pessoas. O bom cão de guarda é naturalmente agressivo diante de estranhos que entrem em seu território e parece sempre suspeitar de quem não conhece. Também pode-se limitar a manter os intrusos acuados, latindo, rosnando e adotando uma postura obviamente agressiva.

Suas reações são deflagradas por algumas razões. A territorialidade é uma delas, e a mais comum. A maioria dos cães de guarda ameaçam fisicamente quem quer que esteja invadindo seu território. 

Os cães de ataque são cães de guarda que respondem a um comando, perseguindo e atacando qualquer pessoa apontada pelo adestrador. Por exemplo: os cães policiais são treinados para atacar em duas condições: quando seu parceiro humano está sendo ameaçado ou a um sinal deste. Cães de guarda naturais precisam de muito pouco treinamento: eles precisam sim de um treinamento de obediência, além de serem treinados para dirigir sua agressão a alvos apropriados. Ou seja, enquanto as habilidades de guarda fazem parte da inteligência instintiva, o controle destas habilidades exige um pouco de inteligência de trabalho e obediência.

Cães de guarda são falíveis e o maior problema é ensiná-los a diferenciar estranhos inócuos dos hostis. 

Stanley Coren e os mesmos especialistas classificaram os cães segundo sua habilidade como cães de guarda, baseando suas avaliações no temperamento, força física, coragem e resistência ao contra-ataque. Foram treze as raças escolhidas como as melhores guardiãs:

1. Bullmastiff
2. Dobermann
3. Rottweiler
4. Komondor
5. Puli
6. Schnauzer Gigante
7. Pastor Alemão
8. Rhodesian Ridgeback
9. Kuvasz
10. American Staffordshire Terrier
11. Chow Chow
12. Mastiff
13. Pastores Belga (Malinois, Groenendael, Lakenois e Tervueren) - não foram diferenciados como raça.









Bullmastiff, tida como a melhor raça de guarda

























Da esquerda para a direita: Pastor Belga Tervueren, Groenendael, Malinois e Lakenois, tidos como as raças que ocupam a 13ª posição dos cães de guarda mais eficazes

Estes especialistas citam o Poodle Standard como opção muito boa para guarda, porém seu aspecto físico não intimida. As pessoas o veem como cão de luxo, apesar de ser tão bom de briga quanto um Pastor Alemão. Disseram que, entre um Pastor Alemão fraco e um Poodle forte, as pessoas ainda tem mais medo do primeiro, por ser mais intimidador.

2 comentários:

Camilli Chamone disse...

Há algum tempo atrás, postei num fórum a questão sobre cães de guarda que atenderiam ao meu perfil.

Curiosamente, uma pessoa citou: POODLE GIGANTE e descreveu suas inúmeras qualidades.
Mas, realmente, não me convenceu... rs O cão tem que ter mesmo uma postura intimidadora!
Além do mais, seria uma incoveniência ter que me preocupar com tosa de um cão de guarda!

Achei curioso Stanley classificar os rotties como "latidores". Eles são cães super silenciosos! Por isso, também, seria a minha raça escolhida.

A segunda opção ficou para o Rodhesian, que venceu, por motivos alheios a minha vontade...

Parabéns pelo post!

Fúlvia e Suzie disse...

Oi Camilli!

Faz tanto tempo que li este livro q não me lembrava de muitas coisas. Fora que, agora q estou resumindo, tenho visto tb com outros olhos.

Acho que se um dia eu precisar de um cão de guarda, acabaria ficando com algum cão mais "bonzinho" com outros cães. Pq om certeza eu ñ teria só ele =p Uma opção que sempre me vem à mente é o Pastor Branco Suíço.

Vc tem um Rhodesian, então? Esse eu não sei pq, mas não me apetece =p Poodle... bom, até teria, mas teria q fazer um curso de banho e tosa p/ ñ gastar horrores com a tosa do bichinho =)

Beijos!!