Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Acalmando o cão


Quando temos um cão com uma condição especial (seja após uma cirurgia, seja devido a um problema de saúde) ou, simplesmente, quando queremos que ele sossegue um pouco pra podermos fazer alguma coisa, é interessante ensiná-lo que ficar quieto em um cantinho todo especial é maravilhoso. Mas, como fazer isso?

Sempre que o cão estiver sossegado, brincando calmamente com seus brinquedos, recompense-o. E muito. Seja com petiscos, carinhos ou uma bela de uma massagem (a Suzie AMA uma massagem, faço sempre nela, um momento de nós duas). Quando se tem um clicker, obtem-se um resultado melhor: sempre que estivesse sossegado, clique e petisco. Aos poucos, pode-se começar a introduzir o comando "relaxa" (simplesmente, quando ele estiver relaxado, você começa a dizer "relaxa" e premia-o. Quando ele estiver fluente, pode testar: fale "relaxa" e, se ele deitar ou sossegar, ele entendeu o comando. Se não, trabalhe mais o comando).

Mas, faça do cantinho dele algo muito, mas muito agradável mesmo: coloque brinquedos que o estimulem mentalmente, e não fisicamente: kong, caixas que soltam petiscos e/ou ração, ossos diversos, fio dental. Coloque uma caminha fofinha no cantinho, com cobertas e, se possível, com uma roupa com seu cheiro (não tenho feito mais isso, Suzie está super acostumada a ficar relaxada no seu puf - e eu adoro sentar ali com ela e ler, sempre que a Letícia deixa).

Com o tempo, o comando "relaxa" vai significar que ele vai descansar ou, simplesmente, acalmar um pouco: uso muito nos passeios com a Suzie, quando ela se empolga demais. Digo "Suzie, relaxa" e ela acalma mesmo, diminui o passo.

Na foto: Suzie no comando "relaxa" pra sair bonitinha na foto com a Lê =P

Nenhum comentário: