Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 29 de abril de 2009

Seis coisas que NÃO devemos fazer quando exercitamos nosso cão

Exercícios são uma das melhores maneiras de passarmos tempo com nosso cão. Não é só divertido, mas também nos ajuda a nos manter (nós e nossos cães) saudáveis. Os exercícios ajudam dono e cão a dormirem melhor, dar mais energia e ajuda a criar músculos e ossos fortes.

O que você faz para exercitar seu cão depende da raça, ou tipo, de cão que você tem.

Cães de raças grandes precisam de mais exercícios que os de raças pequenas - pelo menos dois passeios diários. Filhotes adoram brincar de lutar e de perseguir; parece que estão ligados no 220v! Alguns cães gostam de brincar com frisbee. Mas, se o cão já é velhinho, pode ser que ele queira apenas dar umas voltas no quarteirão.

Eu caminho muito com a Suzie. Muito mesmo. De manhã cedo, uns 45 minutos, todo dia. Depois, ao longo do dia, vou fazendo caminhadas mais curtas, porque levo um pesinho extra: a Letícia... risos. Mesmo assim, são mais 3 passeios diurnos, o mais curto é o do almoço, só pra fazer xixi. Os outros dois, andamos quase meia hora. Fora de noite, quando ela anda um tiquinho com o Luis. Somando tudo, dá umas 2h de caminhada por dia. Fora as brincadeiras em casa.

O que quer que você faça, exercitar o cão deve ser divertido. E também SEGURO.

Abaixo, segue uma rápida lista de seis coisas que não se deve fazer quando exercitamos nossos cães. Ao evitar estas coisas, você elimina o risco de machucados, seja em você ou no peludo.

1. Não ande de bicicleta com seu cão na guia.
2. Não ande de skate com seu cão na guia.
3. Não ande de patins com seu cão na guia.
4. Não façam exercícios quando estiver muito quente ou muito frio.
5. Não deixe seu cão andar solto na rua.
6. Não exercite o cão pouco tempo antes ou logo após as refeições.

As três primeiras dicas, confesso, eu tinha vontade de fazer. Mas, pense bem: já pensou se o cachorro resolve correr pro outro lado, ou passar na frente da bicicleta porque viu outro cão, ou gato, ou se ele simplesmente para pra cheirar uma árvore ou fazer xixi? Gente, o acidente pode ser feio! Sim, é lindo ver, mas, devemos mesmo pensar nos riscos, tanto pra gente, quanto pro cachorro.

Mais uma dica: brinque! Os brinquedos são uma boa maneira de tornar os exercícios divertidos para ambos. Tenha uma variedade boa de brinquedos em casa, para mantê-los sempre atraentes.

Eu gosto de brincar com a Suzie, ela adora cabo-de-guerra. Então, algumas vezes por ano, a gente sai a cata de brinquedos que sejam bons para este tipo de brincadeira: se fizerem barulho, melhor ainda!

E você? Como se exercita com seu cão? Quais as brincadeiras que vocês fazem?

Um comentário:

Sara Favinha disse...

Olá Fulvia, tudo bom?

Seu blog está muito legal parabéns! Faço apenas uma observação: existem equipamentos que podem tornar o passeio de bicicleta com o cão menos perigoso. Esta é uma ótima forma também de gastar energia do cachorro. Alguns dogwalkers fazem e com segurança. Lógico que devemos sempre pensar nas pessoas que por um motivo ou outro acabam não pensando muito bem no que pode acontecer, e acidentes podem acontecer tanto com o cão e a bicicleta quanto com um passeio longo demais, com risco de morte. Mas sim, há maneiras mais seguras de se fazer :)