Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

domingo, 13 de abril de 2008

Níveis: 25. Olha

NÍVEL DOIS
O cão encontra o rosto do dono e mantém contato visual por 10 segundos com não mais que dois comandos de voz. Sem linguagem corporal ou toque, ao não ser olhar pro cão.

DISCUSSÃO:
Você pode treinar um cão para fazer qualquer coisa sem ele precisar olhar para você, mas uma vez que você tenha trabalhado com um cão que olha para você, você não quer mais outra coisa.

COMEÇANDO:
Primeiro você precisa que o cão olhe nos seus olhos. Provavelmente será apenas de relance. Clique! Se seu cão for pequeno ou filhote, sente no chão ou fique no nível dele. Faça barulhos estranhos com a boca. Mão Zen freqüentemente dá um belo olhar do cão. Faça qualquer coisa para fazê-lo olhar em seus olhos, mas não coloque o petisco na sua mão e depois perto dos olhos! Isto fará com que o cão olhe para o petisco perto de seus olhos. Aí, você clicará milhares de vezes para o cão olhar o petisco. Você não quer recompensar este comportamento. Dar petiscos rapidamente geralmente resulta em um olhar quando você para.

Obtenha o comportamento. Apenas um relance no começo, mas se prepare para isso. Se você pensar “Aí está, tenho que clicar!” será muito tarde. Você cometerá erros, porque os olhos do cão são mais rápidos que sua mão, mas não desista. Clique o relance 20x e peça mais. Alguns cães começam a olhar nos olhos bem rápido. Para estes, você simplesmente espera 1 “olhada” de 1 segundo, depois 2 segundos, 3 e assim por diante.

Para aqueles que decidem apenas olhar de relance, trabalhe nisto 20x, então peça para dois relances antes de clicar. Recompense dois relances 20x e você pode começar e obter olhares mais longos.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE OLHA PARA OUTROS CÃES (OU PESSOAS)!
Comece em um lugar livre de distrações. O banheiro (trabalhar no banheiro lhe dá vários momentos de solidão!), o quarto – tire outros cães e pessoas do lugar. Você trabalhará com distrações, mas não comece assim.

ELE SÓ OLHA PARA MINHA MÃO! Bem, ele entender a parte do “olhar”, agora você deve transferir isto para seus olhos. Sente e deixe-o olhar sua mão. E olhar, e olhar. Mantenha sua mão absolutamente quieta. Cedo ou tarde, ele reagirá “Ei, você morreu? Estou olhando sua mão! Cadê meu petisco?’, o que acompanhará ele olhar para você ao invés de sua mão. Clique!
Outro jeito de contornar este problema é esconder suas mãos nas costas. Se o cão seguir suas mãos, sente em um canto, assim ele não conseguirá. Fique feliz – quando você transferir a atenção do cão das suas mãos para seus olhos com sucesso, ele estará muito bem em olhar em seus olhos.

ADICIONANDO UM COMANDO:
Adicione um comando (Olhe!) quando você obtiver ao menos 10 segundos de contato visual sólido.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Assim que ele pegar a idéia de manter contato para ganhar o clique, você pode aumentar o tempo. Conte 1/clique. 1-2-3/clique, e assim por diante. Quando ele errar, volte para o um segundo. Observe seu critério. Você quer contato visual total. Se ele desviar o olhar, comece de novo.

Aumente o tempo em que ele mantém contato e comece a adicionar distrações. A primeira é apenas mover os dedos. Faça isso quando você tiver certeza que o cão entendeu que está sendo recompensado por fazer contato visual. Quando ele olhar sua mão mexendo com o canto dos olhos, ele desviou o olhar. Continue movendo e não faça nada. Logo ele se lembrará do jogo e olhará para você. Clique! Depois, abra a mão perto dele, feche-a se ele for pegar o petisco (mão Zen) e espere pelo contato visual. Se você estiver sentado, fique de pé (lembre-se de tornar o tempo mais fácil quando dificultar a distância). Trabalhe em diferentes cômodos e com diferentes distrações.

A primeira coisa que faço em qualquer situação nova é sentar e começar a trabalhar o contato visual. Fazendo isso, lembro o cão de muitas coisas que quero que ele saiba: a) ele pode trabalhar em lugares novos, b) ele não está sozinho. Estou com ele. Ele pode ficar comigo e estaremos seguros juntos, c) ele deve me oferecer o que quero antes dele ganhar o que quer, mesmo em novos lugares maravilhosos. Isto é muito importante para um cão entusiasmado. Ele não pode chegar no lugar e levar uma hora para cheirar e ver tudo antes de voltar pra mim. Eu PRIMEIRO. Ou obtenho atenção ou não brincamos aqui de jeito nenhum.

NÍVEL TRÊS
O cão acha o rosto do dono e mantém contato visual por 30 segundos com quantos comandos de voz forem necessários. Desviar um pouco o olhar é aceitável, mas se for mais prolongado, não.

DISCUSSÃO:
Não treine para esse “desviar um pouco o olhar”, é apenas para o teste! 30 segundos é um tempo longo para um cão de Nível 3 manter contato, então não se frustre. Sugiro que comece este comportamento perto do começo do Nível e trabalhe-o bastante. Teste os outros comportamentos. Este provavelmente levará mais tempo para obter. Enquanto você ensina duração no contato visual, você também ensina duração em muitas outras áreas – quanto tempo ele consegue segurar um halter, por exemplo, todos os Fica e como permanecer no Frente sem começar a dançar.

COMEÇANDO:
Não há armadilha neste comportamento. Só requer que coloque tempo e não ficar frustrado. Você se esforçou bastante ensinando seu cão a oferecer comportamentos para ganhar um clique. Se ele aprendeu, ele tem como padrão oferecer comportamentos, e este padrão é o que torna tão frustrante tentar trabalhar duração. Como tudo o que fazemos com o cão, isto requer equilíbrio (um Senta padrão deve estar equilibrado com um Deita e Parado, um “fique perto de mim” padrão deve estar equilibrado com ser capaz de trabalhar à distância, auto-controle deve estar equilibrado com entusiasmo). Você chegou a 10 segundos no Nível 2 – é um bom começo. Você encontrará um pouco de dificuldade aqui. Ele pode ir até 18 segundos sem nenhum problema, então demorar duas semanas para chegar aos 19 segundos, daí ir até os 26 segundos sem problemas e levar mais 4 dias para passar disto. Sem problema. Apenas continue usando as 300 Repetições.

Vamos rever as 300 Repetições. Você obteve contato e é sólido por até 10 segundos. Comece contar dos 5 segundos (diminua o tempo para reforçar a idéia). Clique para 5 segundos de contato. Conte até 6 e clique. Conte até 7 e clique. Conte até 8 e clique. Conte até 9 e clique. Conte até 10 e clique. Você voltou para onde tinha parado (10 segundos), mas continue. Conte até 11 e clique. Conte até 12 e clique, e assim por diante. Assim que o cão desviar o olhar, comece de novo, dos 5 segundos e vá aumentando o tempo (ou comece com 1 segundo, se achar mais fácil para o cão).

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE ESTAVA FAZENDO 18 SEGUNDOS, AGORA NÃO SAI DOS 8!
Ocasionalmente ao ensinarmos um comportamento de duração, o cão parece estacionar por um tempo. Você tinha conseguido 18 segundos quando ele desviou o olhar. Você voltou para os 5 segundos, depois 6, 7 e ele desviou o olhar de novo. Por que? Se conseguia os 10 segundos muito bem, e você chegou até os 15 segundos, agora, de repente, ele não consegue nem chegar aos 10 segundos! A resposta é: quem sabe o que se passa na cabeça do cão? Acontece. Trabalhe isso. Trabalhando com isso, o comportamento ficará mais forte do que era antes e o cão mais confiante em oferecer o contato para você.

ADICIONANDO UM COMANDO:
Você tem um comando para Olha por 10 segundos, mas quando começou a chegar aos 30 segundos, parou de usá-lo. Quando obter o contato por 30 segundos, use-o de novo por um tempo.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Trabalhe até 30 segundos de contato visual em qualquer cômodo da casa, no carro, na rua, no quintal – qualquer lugar. Se seu cão tem um brinquedo favorito, coloque-o no chão e trabalhe brinquedo Zen com contato visual até 30 segundos, então deixe o cão pegar o brinquedo. Brinque com ele – olhar para você por 30 segundos ao invés de pegar o brinquedo merece uma boa brincadeira!

NÍVEL QUATRO
O cão mantém contato por 30 segundos a 3m, 2 comandos, ou um estranho se aproxima, guia frouxa ou tensa, mantém contato visual/ na mão por 20 segundos a 1,5m. o “juiz” pode fazer pequenos movimentos.

DISCUSSÃO:
Manter contato enquanto obtém distância não deve ser um grande problema. Se você está no caminho certo, este Nível é só uma questão de praticar o tão importante contato visual. No ringue de exposição pedimos ao cão que se aproxime do “juiz”. Você escolhe se quer ensinar o cão a olhar para o rosto do juiz ou para a mão.

COMEÇANDO:
Você já tem 30 segundos ou mais de contato visual enquanto trabalhava a duração no SentaFica e DeitaFica. Espero que tenha notado! Para praticar especificamente o contato visual, não o junte com o Fica. Se você está trabalhando no SentaFica com contato visual e ele quebra o Senta mas continua olhando para você, o que você fará? Amarre a guia dele em algo sólido ou coloque-o atrás de um portãozinho para trabalhar o contato visual sem se preocupar em como obter ou manter distância.

Comece com 10 segundos na sua frente, e aumente o tempo até chegar nos 30 segundos.
Então diminua o tempo para nada e comece a se afastar do cão. Use as 300 Repetições para distância – um passo, clique; dois passos, clique; três passos, clique, e assim por diante. Quando o cão falhar – desviar o olhar – recomece a contagem no 1 na frente dele.

Quando você obteve os desejados 3m, volte para 1m e 5 segundos e aumente seu tempo para 30 segundos de novo. Então, se distancie 1,8m e 5 segundos, aumentando o tempo até 30 segundos. Finalmente, se distancie os 3m e comece a contagem dos 5 segundos, indo até os 30 segundos.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
CLICO QUANDO TERMINAR DE CONTAR? OU QUANDO VOLTO PARA O CÃO?
Quando terminar de contar. Lembre que você não está trabalhando no Fica, mas sim em contato visual à distância. Você se concentra no contato visual e na distância, não se o cão está no Fica, então clique quando o contato, tempo e distância alcançarem seus critérios. Lembre que o clique termina o comportamento, então assim que você clicar, ele não precisa mais olhar para você.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Quando você adiciona distrações, não se esqueça de diminuir tanto a distância quanto o tempo. Use uma pequena distração a uma certa distância, e comece a contagem de novo cada vez que o cão desviar o olhar.

NÍVEL CINCO
O cão mantém contato por 30 segundos, o dono não olha o cão, comandos apropriados, OU o cão fica parado com contato por 30 segundos.

DISCUSSÃO:
Uma mudança interessante na rotina do contato visual. O cão olha para você, mas você não olha pra ele. Você precisa de um espelho para isso, para poder ver o que ele está fazendo. Por que você quer que o cão lhe olhe quando você não olha pra ele? Por uma razão; este é o Junto, certo? Você olha por onde anda e o cão olha pra você. Também é o Fica – você se afasta do cão e ele lhe olha, pronto para manter contato visual quando você voltar. E contrapõe uma tendência em muitos cães de pensar que se você olha para eles, você pensa neles, mas se você não olha pra eles, acabou-se.

NÍVEL SEIS
O cão mantém contato por 30 segundos, um comando apenas. Este comportamento deve ser executado sem comida ou clicker por perto.

DISCUSSÃO:
Voltamos a um comportamento que deve ser fácil agora, mas sem comida.

NÍVEL SETE
O cão mantém contato por 15 segundos, apenas um comando, o dono não olha o cão. Este comportamento deve ser executado sem comida ou clicker por perto.

DISCUSSÃO:
Poderia ser um comportamento fácil também, mas adicionamos o “sem comida” à equação. Agora, esperamos o contato visual como comportamento padrão. É engraçado ver as pessoas dizerem que obtém um bom contato visual do cão, quando na verdade o cão ocasionalmente mantém contato por cinco ou seis segundos.

Tradução: Fúlvia Zepilho de Andrade
Fonte: http://www.dragonflyllama.com/

Nenhum comentário: