Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

domingo, 13 de abril de 2008

Níveis: 22. Parado Fica

NÍVEL DOIS
O cão permanence parado sem mover as patas por 10 segundos. O dono pode ou não deixar o cão. Este exercício deve ser feito ao lado do cão ou em frente a ele.

DISCUSSÃO:
O terceiro Fica para o cão aprender neste Nível. Ele já deve ter captado a idéia! Vá devagar, não é tão fácil para você observar quatro patas quanto o é observar se o cão está ou não deitado! Por isso o teste do Nível 2 é tão simples – ao lado do cão, na frente dele, deixá-lo, ficar com ele, apenas dê-me dez segundos e estamos bem!

Por outro lado, como é a terceira vez que explicamos o Fica, espero que o ParadoFica seja fácil. Apenas olhe os pés!

COMEÇANDO:
É como ensinar o SentaFica. Obtenha o Parado, dê rapidamente (Reforço Rápido) dez petiscos na posição. Na verdade, repita isso duas ou três vezes. Então, obtenha o parado, c/t. Parado, c/t. 10x. Qual a diferença? Quando você faz o Reforço Rápido, sua mão fica perto do rosto do cão. Você clica e dá o petisco na boca dele o mais rápido possível. Aí, vá um pouco mais devagar. Afaste a mão do petisco do rosto dele entre os cliques, como se o que acontecesse entre cada clique fosse um comportamento separado. Então obtenha o Parado, conte até dois, c/t. 10x. Conte até 3, até 4 e assim vai. Pronto, um ParadoFica!

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE MOVE OS PÉS MAS FICA PARADO!
Desculpe, não é um Fica. Nem pense em deixar que o cão ache que o Fica envolve mover os pés! Se ele mover um pé, ele falhou. Comece de novo e ensine-o desde o começo. Ele pode ficar parado por um segundo? Dois? Três? E assim por diante, sem mexer os pés! Cauda e cabeça sim, pés não.

ELE NÃO FICA PARADO DIREITO ENTÃO PODEMOS COMEÇAR O FICA! Opa, se ele não lhe dá um Parado sólido, ele ainda não está pronto para Ficar. Trabalhe o Parado e volte para o Fica quando ele estiver fazendo-o bem.

ADICIONANDO UM COMANDO:
Quando você tiver 10 segundos de ParadoFica, comece a dizer ao cão como se chama. Geralmente dou o sinal de Fica.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Trabalhe o cão gradualmente até que ele faça o ParadoFica do seu lado esquerdo. E em cima de uma mesa? Na escada? Em cada cômodo da casa? Na porta de entrada?

NÍVEL TRÊS
O cão Senta-Fica para ser examinado – é tocado na cabeça e ombros.

DISCUSSÃO:
Como é um ParadoFica se o cão está sentado? Lembre que quando tornamos uma parte do comportamento mais difícil, tornamos o resto mais fácil. Ficar enquanto alguém toca a cabeça e os ombros é muito difícil para a maioria dos cães, então tornamos o Fica mais fácil. Também, com o bumbum do cão no chão, é mais fácil para o dono ver um bom Fica do que ver se o “testador” se comporta propriamente, o dono percebe o que se passa e o cão mantém os quatro pés no chão.

COMEÇANDO:
Você precisa tomar uma decisão, baseado no que sabe e observou em seu cão. Há três possibilidades.Primeiro, seu cão pode ser relativamente desinteressado em pessoas, e não liga se o tocam ou não. Se este é seu caso, peça um Senta-Fica e peça para alguém se aproximar do cão. Se você sabe que o cão ficará quando a pessoa está a 1m de distância dele, mas 50cm for mais complicado, clique quando ele ficar quando a pessoa estiver a 1m de distância. Tente dar-lhe o petisco na boca para ele não se levantar. Clique novamente quando a pessoa estiver a 90cm de distância, 50cm e quando estiver ao lado dele. Clique novamente quando a pessoa se abaixar na direção dele e novamente no primeiro toque. Quando o cão quebrar o SentaFica, a pessoa se afasta, você para de clicar e começa de novo. Cada vez que você clica quando a pessoa se aproxima, a pessoa pode hesitar por um momento.

Segundo, seu cão pode ficar animado imaginando uma pessoa se aproximando, tocando-o e não há jeito dele ficar parado enquanto alguém se aproxima e toca-o. Que sorte! Brinque de Humano Zen. Peça um SentaFica e clique 10x. Certifique-se do cão estar interessado. Agora a pessoa se aproxima a uma distância suficiente onde o cão provavelmente não falhará, mas perto o bastante para que ele a perceba. O cão vê a pessoa mas não se move, você clica e dá um petisco na boca, sem que ele tenha que se mover. A pessoa dá um passo na direção do cão, ele fica, você clica e premia. Veja que o cão está sendo recompensado duas vezes por ficar enquanto a pessoa se aproxima – uma vez com o petisco e a outra com a pessoa se aproximando dele. Para fazer a pessoa se aproximar, ele tem que ficar no SentaFica. A pessoa dá mais um passo em direção ao cão, ele fica, você clica e premia. E assim vai. É muito importante que a pessoa dê um passo de cada vez, para o cão ter tempo de prestar atenção no que está acontecendo. Mais um passo, clique, petisco. Agora você sabe que ele vai falhar, certo? E deve mostrar ao cão que quebrando o Fica não ganhará nada. Então, se ele mover uma pata, a pessoa se afasta. “Ah... ele foi embora!”. Dê um minuto para o cão pensar no erro e comece de novo. Peça o SentaFica, clique 5x, então a pessoa dá um passo na direção do cão, você clica. Um passo, um clique. Um passo, um clique.
Terceiro, seu cão pode não gostar da idéia do estranho. “Se eu quisesse que ele me tocasse, eu moraria com ele!”. Ele também vai brincar de Humano Zen, mas de um jeito diferente. O que ele quer é que a pessoa se afaste, então é o que lhe daremos. Peça um SentaFica e clique 10x. A pessoa vem para um ponto onde o cão a perceba sem quebrar o Fica. Clique, a pessoa se afasta e você dá o petisco. Este cão também é recompensado duas vezes – petisco e pessoa se afastando. Para fazer a pessoa se afastar, ele deve ficar no SentaFica. A pessoa volta e dá um passo na direção do cão, você clica e premia, a pessoa se afasta. Você mostra ao cão que ele controla a pessoa. Estar no controle dela acalma o cão e lhe dá confiança. Assim que ele perceber que permanecer na posição faz a pessoa ir embora, ele ficará por mais tempo, deixará a pessoa chegar mais perto e eventualmente tocá-lo, seguro de que se ficar na posição tempo o suficiente, a pessoa irá embora.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
NÃO SEI QUE MÉTODO USAR COM MEU CÃO!
Fique com o cão na guia. Peça para alguém se aproximar e fingir que irá acariciar o cão. Se ele não ligar, use o primeiro método. Se ele se atirar para a pessoa, use o segundo método. Se ele se esconder atrás de você, use o terceiro.

ADICIONANDO UM COMANDO:
Você adicionou algo (uma pessoa) ao comportamento que ele já sabe, então naturalmente você para de usar o comando até que ele lhe ofereça o comportamento inteiro, e nada além dele.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Diferentes pessoas! Homens, mulheres, crianças. Pessoas de botas, usando chapéus, mulheres com saia longa. Quando ele estiver indo muito bem, escolha uma pessoa fácil e peça-lhe que faça mais do que tocar a cabeça e ombros do cão e/ou peça para ele SentaFica ao ser examinado com alguma distância entre você e ele.

NÍVEL QUATRO
O cão fica Parado com comandos apropriados e parmanece parado enquando o dono se afasta 3m e volta. Uma volta “formal” não é necessária. Deve ser feito sem comida ou clicker por perto.

DISCUSSÃO:
Não há mais examinador agora, pedimos um Parado a certa distância e retiramos a comida. Algo mais difícil, faça o resto mais fácil. Note como ensinamos uma parte do Parado Para Exame, então aí aumenta a dificuldade da primeira parte e no próximo Nível colocamos tudo junto.

COMEÇANDO:
No Nível Dois o cão deve ficar no ParadoFica por 10 segundos ao seu lado ou à sua frente. Trabalhe isso de novo – não assuma que o cão se lembra só porque você passou por este Nível há meses.

Use o treino de duração 300 Repetições, trabalhe até 30 segundos de ParadoFica. Clique para 10 segundos, comece de novo. Clique para 11 segundos, comece de novo. 12 segundos e assim por diante. Quando ele ficar por 15 segundos, comece a aumentar o tempo em 2 segundos de cada vez. Quando ele errar, mover qualquer pata, volte para os 10 segundos. Se ele não ficar (temporariamente) os 10 segundos, volte para 1 segundo.

Quando ele for capaz de lhe oferecer com sucesso um ParadoFica por 30 segundos, volte para os 10 segundos e comece a aumentar a distância. Se afaste um passo, clique. Lembre que o clique termina o comportamento, então tente dar-lhe o petisco antes dele se mover, mas se não conseguir, tudo bem. O clique diz ao cão que o que ele fez foi certo. Comece de novo. Se afaste dois passos, clique. De novo. 3 passos, clique. Sem pressa.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Pratique em diferentes locais da casa, no quintal, na calçada, no parque. Comece a usar o ParadoFica para ganhar os life rewards – peça um ParadoFica antes de abrir a porta para sair, antes de deixar o cão entrar no carro, antes de lhe dar comida.

Continue praticando o SentaFica Para Exame. Quando você chegar no Nível Cinco, vai precisar de um cão equilibrado neste comportamento – sem medo de ser examinado, sem estar excessivamente excitado com o exame e entendendo claramente o comportamento que lhe dá o clique.

NÍVEL CINCO
O cão faz um Parado-Fica para exame. O dono pode permanecer ao lado do cão. Comandos apropriados. Deve ser feito sem comida ou clicker por perto.

DISCUSSÃO:
Agora tiramos a distância, pedimos um Parado, e colocamos o examinador de volta na equação. Dividimos o ParadoFica em tantas partes que será fácil para o cão nos dizer exatamente onde ele tem problema. Quando você sabe onde está o problema, é fácil retirá-lo dos outros comportamentos associados, trabalhá-lo e colocá-lo de volta.

NÍVEL SEIS
O cão executa um Exame Grupal completo por um minuto com o dono a 6m de distância. Comandos apropriados. Opcional.

DISCUSSÃO:
O Exame Grupal não é parte da competição de obediência, mas é um bom teste para as habilidades caninas. Peça um ParadoFica em uma linha de cães fazendo SentaFica ou DeitaFica, e peça para o examinador vir na direção do cão. O exame é mais detalhado que o anterior, envolvendo segurar a cabeça do cão, tocar suas orelhas e cauda e passar a mão em seu peito e descer pelas suas patas.

NÍVEL SETE
O cão executa um Exame Grupal por três minutos com o dono a 6m de distância. Comandos apropriados.
Comportamento opcional que deve ser feito sem comida ou clicker por perto.

DISCUSSÃO:
Uma continuação fácil do comportamento do Nível Seis.

Tradução: Fúlvia Zepilho de Andrade
Fonte: www.dragonflyllama.com

Nenhum comentário: