Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 12 de março de 2008

Níveis: 19. Senta

NÍVEL UM
O cão deve sentar a partir da posição parado com um comando apenas (pode ser de voz ou gestual, mas não ambos, e sem linguagem corporal extra do dono). O dono pode usar o nome do cão para obter sua atenção antes de começar.

DISCUSSÃO: Senta é o comportamento preventivo padrão – o cão não consegue pular em você se estiver sentado. Não pode subir no sofá se estiver sentado no chão. Não pode avançar nas visitas se estiver sentado longe delas. Um comportamento necessário para qualquer esporte canino e um comportamento padrão útil: Quando em dúvida, Sente!

COMEÇANDO: Crianças adoram ensinar este comportamento. É fácil para guiar. Com um petisco na mão, coloque-a na frente do nariz do cão. Dê-lhe uma chance de mordiscar o petisco, então devagar comece a mover sua mão para cima e para trás. Certifique-se de que o nariz do cão levanta – o focinho levanta, o bumbum desce. Assim que o “bumbum” tocar o solo, C/T.
Cuidado ao guiar – guie com petisco umas cinco vezes, então faça o mesmo gesto com sua mão vazia. Se o cão seguir sua mão e sentar, C/T. Se não, guie com o petisco mais duas vezes, e tente sem o petisco de novo. Você deve se livrar do petisco na sua mão o mais rápido possível.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE ESTÁ PULANDO PARA PEGAR O PETISCO AO INVÉS DE SENTAR!
É porque você está segurando o petisco muito alto. Você quer que o cão siga o petisco, então se você o segurar muito acima da cabeça do cão, ele pulará para alcançá-lo. Coloque o petisco numa altura onde ele possa mordiscá-lo, na altura do focinho dele, daí devagar você levanta sua mão e a leve para trás. Veja que o petisco nunca sai do nariz do cão quando ele segue o petisco.

ELE NÃO SENTA QUANDO COLOCO A MÃO PARA TRÁS, ELE RECUA! Um cão atlético! Tente começar em um canto, onde ele não consiga recuar.

ELE SÓ AGACHA AS PATAS TRASEIRAS, DAÍ DESISTE E FICA EM PÉ DE NOVO! Para este cão, apenas guiar não funciona. Você vai precisar moldar (shape) o comportamento. Clique quando ele agachar dez vezes, então espere por um agachado um pouco mais baixo daquele que ele lhe oferecia. Ele volta à posição parado porque ele tentou fazer o que você queria e não recebeu nada por isso, daí ele desiste. Você precisa mostrar que ele está no caminho certo, que você o recompensará por agachar as patas traseiras. Uma vez que ele esteja confiante neste ponto, você pode esperar por um “agacha” um pouco melhor, sem ele desisitr.

ADICIONANDO UM COMANDO: Uma coisa boa de guiar um comportamento é que ele automaticamente cria um sinal gestual. Depois de uns dois dias de prática, uma pequena amostra do mesmo gesto que produziu o Senta no começo, dirá ao cão que você quer ele Sente.
Se você quer um comando de voz, tente separá-lo do gesto. Clique o Senta o bastante para que ele o ofereça sem esperar pelo seu gesto. Quando isso acontecer, você pode dizer o nome do comportamento. Ligue a palavra com o ato dele sentar umas cem vezes, então peça pelo comportamento quando ele não estiver pensando em sentar. Se ele responder corretamente, C/T. Se não, ligue a palavra com o comportamento mais cem vezes e tente novamente.

CONTINUANDO A EDUCAR: Onde ele pode Sentar? No chão? No tapete? Em pisos duros? Em um banco? Mesa de banho e tosa / veterinário? No chão do carro? Em cima da caixa de transporte? Embaixo da mesa? Antes de você abrir a porta? Antes de dar-lhe comida? Antes de ser acariciado?

NÍVEL DOIS
O cão Senta a partir do Parado com um comando. O dono pode usar o nome do cão para chamar sua atenção antes do comando de voz. Este comportamento deve ser testado sem comida ou clicker com o dono ou nas proximidades.

DISCUSSÃO: Uma das reclamações mais comuns sobre o adestramento com clicker é que o cão não faça o comportamento se você não lhe mostrar o petisco primeiro. Falso, a menos que você nunca pare de guiar o cão. Se você passa meses dizendo que quando você tem petiscos na mão, você o guiará para a posição Senta e lhe der o petisco, mas se você não tem o petisco na mão, você grita para ele Sentar ou o força a Sentar ou nem pede para ele Sentar, o que você espera que acreditem?

COMEÇANDO: Vá para o local que você costuma treinar com o clicker e uns 15 petiscos com você. Coloque 10 deles numa mesa a 1m de distância de você. Coloque 10 petiscos numa mesa a 2,5m de você, e o resto em uma mesa em outro cômodo. Fique com o clicker. Trabalhe o Senta do começo, até que ele o ofereça com prazer e você tenha usado seus petiscos. Sem dar pausa, peça para ele sentar. Clique e vá rápida e alegremente à mesa mais próxima, pegue um petisco e dê-lhe. Faça bastante festa. Volte para o lugar inicial, peça para Sentar, clique e volte para a mesa para pegar o petisco. Acabe com os petiscos desta maneira.

Agora, sem pausa, volte para a área de treinamento e peça para Sentar. Clique e vá para a mesa a 2,5m de você. Continue até que todos os dez petiscos tenham acabado, então trabalhe com aqueles que estão no outro cômodo. Muito trabalho para você, correr de um lado pro outro, mas vale a pena para ter um cão que confie que receberá um petisco, mesmo que ele não o veja.
Quando você faz este exercício vários dias seguidos, faça a mesma coisa de novo, mas não pegue o clicker. Ao invés de clicar, você usa uma palavra: ISSO!

CONTINUANDO A EDUCAR: Depois de cada refeição, meça a próxima refeição do cão e coloque-a num pote no armário. Deste modo sempre há comida disponível para pegar quando se pede um comportamento ao cão. Algumas vezes coloque alguns petiscos, para deixar mais interessante.

Deixe o pote com comida pela casa toda. Mostre que em qualquer lugar da casa que você pedir um comportamento, você lhe dará uma recompensa.

Coloque uma sacola com petiscos no porta-luvas do carro. Coloque na caixa de correio, ou atrás de um banco no ponto de ônibus, ou pendurada numa árvore no parque. Use sua imaginação!

NÍVEL TRÊS
O cão Senta da posição Parado com um comando a 2,5m de distância. O cão pode sair da posição onde estava parado, mas a resposta ao comando deve ser imediata. Este comportamento deve ser feito sem comida ou clicker na área de adestramento.

DISCUSSÃO: Mais trabalho à Distância. Ter o cão respondendo aos comandos quando você não está ao lado dele é ótimo. Senta, Parado e Deita – estas posições, comandos, são excelentes para começar neste grau de responsabilidade.

COMEÇANDO: Com o cão à sua frente, clique 10x para o Senta. O cão precisa estar animado neste exercício antes de continuar, então se você não estiver obtendo respostas excelentes para o comando Senta, volte aos Senta “voluntários” e trabalhe para um comportamento mais rápido, entusiasmado e correto quando pedir por ele.

Gradualmente comece a se distanciar do cão ao pedir que ele Sente. Use o método 300 Repetições como você fez nos outros comportamentos de distância – tenha uma resposta para o Senta logo à frente do cão, clique e jogue o petisco longe o bastante dele para que ele tenha que levantar e pegá-lo. Dê meio passo para trás, e peça para sentar de novo, clique e jogue o petisco. Mais meio passo para trás e peça de novo. Continue indo para trás até que o cão cometa um erro ao não responder corretamente ao comando Senta, então volta para a frente dele e recomece.
Você provavelmente precisa, de algum modo, mantê-lo longe de você enquanto se afasta. Você pode amarrá-lo em algo, mas será mais fácil para ele lhe oferecer o comportamento se ele estiver bloqueado por algo na frente dele ao invés de estar atado à guia. Tente um portãozinho.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE NÃO RESPONDE AO COMANDO À DISTÂNCIA!
Tenha o comando bem fixo com o cão à sua frente. O segredo para obter o comando à distância é o cão ter uma boa resposta à ele quando na sua frente, e então se afastar alguns centímetros por vez, recompensando cada melhora. E quando ele fizer o primeiro erro, recomece do começo.

ADICIONANDO UM COMANDO: Você já tem o comando Senta. Continue a usá-lo da mesma maneira quando ele estava perto de você – não o torne mais alto ou firme, apenas use o comando como você o ensinou. Se ele não responder ao comando, ele errou. Volte para perto dele e recomece daí.

CONTINUANDO A EDUCAR: Quando ele responder ao seu comando em um local, a 2,5m de você, mude de lugar. Vá para outra sala, mude de direção, ensine-o a Sentar quando você der o comando atrás dele.

NÍVEL QUATRO
O cão Senta a partir do Deita com um comando. Este comportamento deve ser feito sem comida ou clicker na área de adestramento.

DISCUSSÃO: Mas, isso não está ao contrário? Não. Aliás, não é tão mais difícil que Deita a partir do Senta, apenas não é o modo como normalmente pensamos em ensinar um cão.

COMEÇANDO: Tente. Você trabalhou bastante no Senta, é possível que se você disser o comando, seu cão sente.

Mas não é tão simples. Provavelmente a maneira mais fácil de ensinar este comportamento seja guiar. Coloque sua mão (com petisco) no nariz do cão. Devagar, leve-a para cima e para trás. Quando o nariz levantar, as patas da frente também o farão. Clique quando as patas dianteiras estiverem em uma posição parecida com um Senta.

Depois de guiar 20x, se ele ainda não entendeu, você pode tentar ir em direção a ele ou dar um pequeno passo no lugar onde o cão está.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE QUER CONTINUAR DEITADO!
Relaxe e brinque um pouco. Deixe-o mordiscar o petisco, então bem devagar levante sua mão até que ela fique fora do alcance. Se os ombros do cão saírem um pouco do cão, ou mesmo se, no começo, ele erguer o pescoço para seguir o petisco, clique e recompense.

Você também pode ensinar o Senta do parado 20x, depois pedir para ele Deitar e então guiá-lo para a posição sentado enquanto o corpo dele ainda pensa em sentar.

Cães e filhotes grandes frequentemente acham deitar mais recompensador que sentar, então é mais fácil ter sucesso com eles fazendo este exercício perto de dar-lhes a refeição, ou em uma parte do dia em que eles estejam com mais energia.

ADICIONANDO UM COMANDO: Se você pretende usar um comando gestual, você já o tem – sua mão se movendo para trás da cabeça do cão, em frente ao focinho dele.

Se você quer usar um comando de voz, pode adicioná-lo quando ele está quase sentando, seguindo sua mão. Diga Sente, então guie-o, clique, recompensa. Ou você pode esperar até que se sente toda vez que você diz para ele Deitar e diga o nome do que ele está fazendo: Senta!

Putz, detonamos o Deita-Fica! Não, apenas pedimos para o cão não pensar nele por um momento. Sentar se tornou o comportamento padrão. Quando você o obtiver do jeito que quer, você pode voltar para o seu 300 Repetições no Deita-Fica até ficar bom (o comportamento), depois trabalhar o Senta a partir do Deita até ficar bom – faça isso (trabalhar um e outro) até que ele entenda os comandos de cada um deles.

CONTINUANDO A EDUCAR: A única coisa a ser feita é obter o comportamento sem ter petiscos na sala. Quando ele estiver respondendo bem ao comando de voz, coloque os petiscos e o clicker em uma mesa próxima. Peça para sentar, diga Isso!, e pegue o petisco na mesa. Depois, se distancie da mesa e repita o exercício. Esta é a 300 Repetições da distância – quando ele errar o Senta, volte para a mesa e comece a se distanciar dela novamente. Logo você estará em outro cômodo!

NÍVEL CINCO
O cão Senta a partir do Deita com apenas um gesto. Comportamento opcional.

DISCUSSÃO: O gesto deve ser mais fácil que o comando de voz, já que está incorporado ao movimento de guiar.

NÍVEL SEIS
O cão Senta a partir do Deita com apenas um gesto a 2,5m. Comportamento opcional.

DISCUSSÃO: Aumentando a eficácia do gesto à distância.

NÍVEL SETE
O cão Senta a partir do Deita com um sinal “em linha”. Comportamento opcional.

DISCUSSÃO: Parte do exercício Signal de obediência oficial. “Em linha” significa com outros comportamentos/sinais que você ensinou ao cão. O exercício Signal formal e completo é: Junto, Parado, Fica, Deita, Senta, Vem e Finish. Você não precisa fazer a seqüência completa mostrada aqui, mas pelo menos dois sinais/comportamentos antes do Senta.

Tradução: Fúlvia Zepilho de Andrade
Fonte: www.dragonflyllama.com

Nenhum comentário: