Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quarta-feira, 12 de março de 2008

Níveis: 17. Retrieve (Busca)

NÍVEL TRÊS
O cão toca com o focinho quatro objetos diferentes, incluindo um halter, um comando cada.

DISCUSSÃO: A maioria dos adestradores divide os cães entre retrievers “naturais” e cães que não buscam. Todos os tipos de métodos cruéis têm sido inventados para forçar não-buscadores a buscar. Estes métodos têm desanimado mais potenciais adestradores que qualquer outra parte do treinamento. Não é necessário fazer coisas ruins para que os cães tenham uma busca confiável. Mesmo cães que nunca pensaram em voluntariamente pegar um galho ou brinquedo pode ser ensinado a gostar de buscar.

Uma busca sólida faz com que nos sintamos mais ligados ao cão. Quando conseguimos fazer o cão trazer-nos algo confiantemente, é como se realmente estivéssemos nos comunicando.

A questão deste comportamento é fazer com que o cão pense em tocar vários objetos, coisas. Em agility, o cão precisa estar focado nos objetos para saltar, passar, escalar ou fazer o slalom. Um cão de serviço precisa estar focado em vários objetos para pegar, empurrar ou puxar. Um cão de obediência precisa buscar objetos diferentes e ter comportamentos diferentes com outros. Um cão tímido pode tocar com as patas para melhorar sua apreciação com estranhos. Mesmo se tocar não levar diretamente à buscar, será divertido.

COMEÇANDO: Seu cão já toca sua mão e o alvo (bastão), então fazê-lo tocar outros objetos não deve ser um problema. Tenha um cesto com objetos “tocáveis”, como: canecas, apontador, caneta, jornal enrolado, telefone celular (velho), fica cassete, caixa de lenço de papel, copo de plástico, colher, luva – quanto mais coisas tiver para tocar, melhor ele entenderá que pode manipular uma série de objetos.

Claro, o cão deve pegar um halter, seja ele pequeno o bastante para encaixar na boca ou mais pesado (mas em provas de obediência é usado um que se encaixe propriamente na boca do cão). Certifique-se que os lábios dele se fechem confortavelmente entre as pontas do halter, mas a barra não seja mais longa que o necessário. As pontas devem ser grandes o bastante para que a barra não encoste no chão, mas não tão grandes a ponto de tocar nos olhos do cão quando ele o pegar.

Quando você começar a fazê-lo tocar o halter, não se preocupe onde ele o tocará, ele precisa ir bem nesta fase. Quando ele estiver desejoso de tocá-lo, comece a posicioná-lo de maneira que seja fácil para o cão tocar a barra. Então você pode parar de clicar por ele tocar a parte de fora do halter. Clique qualquer outro toque. Mudar a maneira como o halter é apresentado, você pode manter a taxa de cliques bem alta, não recompensando-o por tocar a parte de fora do halter.
Quando ele ainda estiver desejoso de tocá-lo, e mirar na parte de fora do halter menos de uma vez em dez, pode parar de clicar por qualquer toque, clicando apenas para aqueles feitos na barra. Você está moldando toques na barra, mas tome cuidado para não frustrá-lo. Mantenha-o excitado sobre o toque e gradualmente mova o ponto onde você clicará apenas para toques na barra.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE NÃO TOCA NADA DE METAL!
Peça para ele tocar sua mão 10x, clicando para cada toque, então coloque um objeto de metal dentro de sua mão, peça outros dez toques. Então deixe o objeto projetar-se de sua mão (um pequena parte), e peça mais dez toques. Então deixe-o projetar-se o bastante para que ele ocasionalmente encoste nele enquanto toca sua mão, faça dez repetições, e finalmente tire o objeto da sua mão o suficiente para que ele tenha que tocar o objeto para tocar sua mão. Clique por ele tocar no objeto e recompense antes que ele tenha a chance de tocar sua mão.

ELE NÃO ESTÁ TOCANDO, ESTÁ AGARRANDO! Se fosse a seção do comportamento “Target” (Alvo), seria um problema que precisaríamos trabalhar, mas como é a seção do comportamento “Retrieve” (Busca), você deveria ficar feliz, clicar e recompensar por ele agarrar qualquer coisa. Clique e troque a recompensa pelo objeto.

ADICIONANDO UM COMANDO: Não coloque ainda. Apenas deixe que a presença do objeto sugira que se ele tocar será recompensado. Não use um comando Target, porque pediremos mais que isso no próximo Nível, e você não vai usar o comando Busca, porque você ainda não tem este comportamento.

CONTINUANDO A EDUCAR: Faça-o tocar tudo que puder. Coisas pequenas, grandes, macias, ásperas, de metal, de couro. Se você pode tocar, ele também pode!

NÍVEL QUATRO
O cão pega e segura dois objetos na boca (um de cada vez), um deles de metal.

DISCUSSÃO: Você pode dizer “Mas meu cão é um retriever. Por que ele tem de aprender a buscar?”. Se você está contente com a busca que tem, tudo bem. Mas se você planeja competir em algo que inclua pegar algo e entregar para você ou levar para qualquer lugar, então é melhor ensinar exatamente o que você quer que ele pegue, como quer que ele segure, por quanto tempo e onde quer que ele coloque o objeto. “Buscar Naturalmente” é um grande passo. É muito difícil consertar um problema se dermos um passo maior que as pernas. Que tipos de problemas podem ocorrer? Roer o halter; jogar a bola em você ou soltá-la no chão; pegar suas luvas e deixá-las no meio do jardim; cutucar o halter com as patas antes de pegá-lo.

O problema é ainda mais agudo para Cães de Serviço. Um cartão de crédito com buracos é tão útil quanto uma meia furada nos dedos. Todos estes problemas podem ser facilmente consertados treinando a busca por partes. O cão pode ser ensinado a segurar o halter pela barra diretamente atrás dos caninos. Pode ser ensinado a segurá-lo com segurança, sem morder ou roer. Pode ser ensinado a segurar o cartão de crédito gentilmente, e segurar uma corda amarrada na maçaneta da porta com seus molares para lhe dar mais poder, força.

Neste ponto, não se preocupe se você ainda não tem um halter. Use um lápis. Uma colher. Seu dedo. Um brinquedo macio (pelúcia, por exemplo) – sim, mas isto não é nada parecido com o que ele terá de pegar, então use-o em último caso.

COMEÇANDO: Você tem um toque entusiasmado e sólido no objeto (chamaremos de halter). Agora você precisa que ele entre na boca do cão. Como explicar isto?

Você pode pedir dois toques antes de clicar. Não clicar o primeiro toque geralmente faz o cão ter a reação “Hey, estúpido!” – a base do shaping! Ou seja, o cão lhe oferece um toque e não obtém nenhuma reação. Neste ponto ele olhará para você, praticamente gritando “Estúpido! Eu toquei! Você não prestou atenção? Olhe!” e ele toca com o focinho de novo, para ter certeza de que você veja desta vez. Este segundo toque será mais forte que o primeiro. Você poderá até sentir os dentes dele batendo na barra ao dar este toque mais forte. Clique! Se não for mais forte que o primeiro toque, bem, pelo menos você teve dois toques, então, ainda está à frente do jogo.

Você pode determinar o quão forte os toques serão e então, nos próximos dez toques, não clicar para aquele que for mais “fraco”. Se você prestar bastante atenção, em cada 10 repetições, não clicar no toque mais fraco, os toques do cão serão cada vez mais fortes e é isto que queremos. Mais cedo ou mais tarde, com os toques ficando mais “agressivos”, por acidente, ele abrirá a boca. CLIQUE!

Você pode pedir por dez toques, e colocar um pouco de queijo cremoso ou pasta de amendoim na barra. Quando ele abrir a boca para lamber o halter, clique. Clique os próximos buzilhões de bocas abertas. A chave é: brinque. Se ele ainda não abrir a boca, tente o brinquedo macio.
Acima de tudo, não desista do halter!

Uma vez que você conseguiu que o cão abra a boca para pegar o halter, você pode trabalhar um pouco com duração. Não clique por meio segundo após ele ter colocado a boca na barra. Se ele tirar a boca dali, não faça nada a não ser esperar para ele colocar a boca de novo.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE COLOCA A BOCA NO HALTER E O COSPE TÃO RÁPIDO QUE NÃO CONSIGO PEGAR ELE SEGURANDO!
Um passo normal no progresso. Ele está colocando a boca no halter e você têm clicado. O clique termina o comportamento, então ele pensa que o comportamento é pegar o halter e cuspi-lo o mais rápido possível. Relaxe, podemos consertar isto. Claro que você têm clicado quando ele pega o halter, ao invés de clicar quando ele está cuspindo-o, certo?

Clique dez vezes por segurar. Então, deixe-o segurar e soltar e não faça nada. Sente, segure o halter e não faça nada. Ele pegará o halter uma vez, soltará, olhará para você, pensará “Ei, Estúpido!” e o pegará de novo. Clique! Você conseguiu duas “pegadas” pelo preço de uma! Continue pedindo por essas duas “pegadas” antes de clicar. Se você começar a perder a “pegada”, volte e faça as dez repetições por pegar uma única vez, depois parta para as duas vezes novamente.

É mais fácil segurar algo do que pegá-lo duas vezes, então, se você continuar clicando para a segunda “pegada”, os comportamentos (cuspir e pegar de novo) entre as duas “pegadas” serão menos entusiasmados. Mais cedo ou mais tarde, ele achará melhor apenas segurar o halter ao invés de cuspi-lo. Bingo, você conseguiu que ele segurasse o halter!

MEU CÃO ODEIA METAL! POR QUE TENHO QUE USAR METAL? Temos que usar metal porque não pegar metal é uma desvantagem em muitos esportes e trabalhos. E porque não há nada mal no metal, ele apenas tem um gosto diferente da madeira, é um teste excelente da sua habilidade de começar do começo e explicar algo que é realmente novo para o cão mas que para você parece um comportamento antigo que ele já sabe!

ADICIONANDO UM COMANDO: Ainda não. Deixe a visão do halter ser o comando para pegá-lo.

CONTINUANDO A EDUCAR: Veja que nenhuma parte deste Nível envolve tentar fazer o cão pegar o halter do cão ou segurá-lo sem você o estar segurando. Seguindo o descrito nos Níveis para este comportamento, você terá um busca amável, feliz, entusiasmado e correto, então não peça demais por enquanto! Se ele abocanha o brinquedo no caminho de volta para você, isto não estragará seu treino nem seu cartão de crédito!

Segure firme o halter. Deste jeito você tem controle total de onde ele o segura e como o segura. Os cães roem coisas entre seus molares. Mantenha a barra diretamente atrás dos caninos, e ele o segurará firme. Clique apenas por segurar quieto. Quando você clica, ele pode soltar, mas não deixará cair, claro, porque você está segurando o halter.

Quando ele entender que a boca ficar quieta e continuar a segurar são o que fazem o clique acontecer, você pode tentar ir tirando a mão do halter, apenas por um instante. Coloque-as de novo nele antes de clicar. Mova sua mão ao redor da cabeça, toque no halter, talvez até puxando-o um pouco. Se você ainda não clicou, ele deve estar segurando-o.

NÍVEL CINCO
O cão executa uma Busca a 5m de três objetos, incluindo um metal. Comandos apropriados.

DISCUSSÃO: Pense em muitos objetos diferentes para buscar. Seu cão pode tirar o prato de comida, guardar seus brinquedos, trazer-lhe o jornal e aquela lata que você deixou cair. Faça-o começar cedo enquanto é fácil. Não consegue pensar em nada de metal? Que tal uma colher?

NÍVEL SEIS
O cão executa três Buscas a 10m – um objeto de metal, um halter oficial, um artigo de escolha do dono. Comandos apropriados.


DISCUSSÃO: Isto envolve a busca parcial do Busca em Linha Reta, Busca sobre Salto em Altura, Busca Direcionada e Discriminação de Odor.

NÍVEL SETE
O cão executa uma Busca a 20 metros de qualquer objeto. Comandos apropriados.


DISCUSSÃO: Aos 20m na grama, o cão pode não ser capaz de ver o objeto. Ele tem que ter muita confiança para lhe dar um comportamento correto e sólido.

Tradução: Fúlvia Zepilho de Andrade
Fonte: www.dragonflyllama.com

Nenhum comentário: