Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

domingo, 27 de maio de 2007

BARF - Alimentação Natural

Vocês já ouviram falar em Alimentação Natural para cães? Então, leiam a entrevista a seguir que fiz com Aline, criadora de Boiadeiro Bernês e dona da empresa PET ORGANIC, que lançará no mercado, provavelmente em setembro, a alimentação natural, totalmente balanceada, para cães.

Fúlvia: Li bastante sobre a BARF. Vi o que você falou sobre as bactérias contidas na carne, que os cães, por serem carnívoros (e, consequentemente, terem o sistema digestivo mais curto que o nosso e mais ácido) não teriam problemas quanto a isso, pois foram feitos para “neutralizarem” as bactérias. Também vi mais ou menos o cardápio. Pelas contas, se dá mais ou menos 2 a 3% do peso do animal, dependendo da atividade física?

Aline: Em média sim, depende do que o cão precisa, se precisa ficar na manutenção vc dá menos, se precisa engordar vc dá mais.... o interessante da AN (Alimentação Natural) é que vc trata cada cão com indivíduo e não mais como uma média dos pacotes de ração, entende? ...é muito fácil controlar peso e pelagem com essa dieta!


F: Tem também a questão da adaptação (igual à troca de ração). E se, hipoteticamente, eu dou alimentação natural para a Suzie e, por qualquer motivo, tenho que voltar a dar ração, ela não se adaptaria, mesmo fazendo a adaptação?

A: Na verdade funciona como qualquer ração, eles podem sentir a mudança ...e no caso de você voltar a dar ração, voltará a intoxicá-la com os corantes, conservantes, carne de má procedência, proteína de baixa digestibilidade..... e grãos que o corpo da Suzie não foi projetado para metabolizar, como o milho, soja e o arroz (base da maioria das rações...), se você em uma emergência precisar dar a AN, vc pode dar frango e carne, vegetais e frutas de qualquer supermercado de confiança.... lembre-se que se ela estivesse na naturaza, não comeria TUDO TODO DIA, então passa muito bem alguns dias sem a dieta completa...o corpo dela foi projetado para isso!

F: Outra coisa que me deixou pensativa é o período de desintoxicação, que ocorre em alguns cães, e tem vários sintomas: diarréia, mau hálito, cachorro fedido, alergias, coceiras, espinhas etc. Variando de 1 a 10 dias. Você sabe me dizer por que isso acontece?

A: Em alguns cães sim, na maioria das vezes nos cães que estão na ração industrializada a muito tempo, quanto mais tranqueira no organismo pior a desintoxicação.... mas não é nada tão mal assim, pode aparecer um hot spot, ou uma coceira, cera em excesso nos ouvidas...mas passa rápido..... não chega a debilitar o cão.... só um dos meus teve aqui em casa quando passei eles para AN ....teve 2 hot spot...... e nunca mais!

F: Por que os cães aproveitam melhor a alimentação natural que a ração industraliazada? Sempre nos disseram que a ração é o ideal, como aplicar a alimentação natural assim?

A: Para você que é vegetariana, é até mais fácil de explicar.... bom, você sabe que a indústria da alimentação nos faz comer qualquer coisa, correto? Com os nossos cães é a mesa coisa, os grandes da alimentação humana estão por trás da indústria de pet food, como a Nestlé (Purina) por exemplo..... isso começou na década de 70, antes disso nossos cães comiam comida preparada por nós..... e não tinham problemas de câncer, displasia, tumores, alergias, etc..... a indústria da ração nos faz pensar que jamais conseguiríamos balancear a comida dos nossos cães, mas não é assim..... balanceamos a nossa, a dos nossos filhos! Ningém precisa de TUDO TODO DIA.... você come tudo todo dia?...exato, NÃO porque o excesso faz mais mal do que falta...... a AN é mais facilmente absorvida e aceita pelo organismo dos nossos cães porque é o que eles foram projetados para comer..... Já pensou ao invez de um belo prato de salada e vegetais, estivesse condenada a comer grãos de um mesmo sabor, artificial e que fermenta no seu estômago?......


F: Eu moro em apartamento, não vai fazer muita sujeira essa alimentação?

A: Não, você descongela, abre o pacote (é fechado a vácuo) e coloca na travessa da Suzie, passa uma água e pronto....pelo contrário, a pelagem, odor da pele e boca, fezes ....tudo isso com muito menos odor...pra você que está no apartamento é melhor ainda!!!!!!!!!

F: Como adequar essa dieta à minha menina? Só mesmo fazendo a base de 2 a 3% de comida pro peso dela? Seria mais ou menos 250 a 350g, mais do que ela come de ração. É certo isso? Eu não estaria dando comida demais pra ela? E não existe nada mais feio que Whippet obeso (é até prejudicial pra ele).

A: Como eu te disse, cada um é cada um nessa Alimentação.... chegamos juntas a uma quantidade boa para a Suzie ....às vezes a quantidade é acima da de ração, mas porque a AN é muito mais úmida!

F: Uma das vantagens diz que as fezes são secas e com pouco cheiro, que o pêlo e a pele ficam mais saudáveis e o hálito sem bafo e nem tártaro nos dentes. Como acontece isso? A gente sempre ouve falar que é a ração que promete isso e, ao ler sobre a BARF, diz que ela faz isso MELHOR. Será pelo fato de ser tudo consumido cru?

A: Por ser tudo natural!!!! e compatível com o organismo..... entendeu? Eles foram projetados para comer dessa forma, assim como nós fomos projetados para comer vegetais, frutas, grãos.... na verdade a propria ração tenta suavizar os efeitos com essas propagandas.... mas é mais ou menos como alimentar seu filho diretamente da horta ou com enlatados.....

F: Até agora eu só li vantagens. Quais as desvantagens dessa dieta? Existe algum cachorro que não possa de jeito nenhum comer?

A; Não, todo cão pode e deve comer dessa forma..... ele volta a comer como se estivesse na natureza....agora alguns podem estranhar um pouco, então a mudança deve ser feita com confiança e carinho.....

F: Onde encontrar certos nutrientes que têm na lista, como alfafa, óleo de peixe, carnes mais baratas. Lembre-se: sou vegetariana, não compro nada disso há pelo menos 4 anos =P Pra mim, além de ser novidade, é meio estranho.

A: Já vou te levar tudo isso pronto....por isso muita gente conhece e não dá a BARF, pois é trabalhoso para fazer e achar os fornecedores...mas não é impossível se você quiser começar te ajudo a achar!

Quem quiser maiores informações, pode entrar em contato com a Aline no e-mail: aline@boiadeirobernes.com.br.

quinta-feira, 10 de maio de 2007

Doam-se filhotes de SRD (virinha)

Pessoal, infelizmente não são todos que gostam de animais.

Essa semana 4 filhotes fêmeas foram abandonadas em uma rodovia em São Paulo, o veterinário da Suzie as recolheu para doação. Elas estão com um mês, serão doadas já castradas, vacinadas (1 dose de V10) e vermifugadas. Como ainda estão em tratamento, não tenho fotos e só serão entregues quando estiverem 100% saudáveis.

Se quiserem adotar ou souberem de alguém que as queira, seguem os dados:

João (veterinário)
Tels.: (11) 5583-0699 / 5583-0653
Cel.: (11) 8380-5625
E-mail: jppb01@uol.com.br

A clínica dele (Pet Moleque) fica na rua Luis Gois, 714, próxima à Av. Domingos de Moraes.

Por enquanto é isso. Assim que eu tiver fotos, as posto por aqui.

domingo, 6 de maio de 2007

O Processo do Abate

Segue um excelente site sobre tudo que os animais sofrem para que possamos encher nossas "barriguinhas".Para aqueles que ainda não viram, preparem os olhos e o coração. http://www.geocities.com/CapeCanaveral/2320/Vegan/prwvc.html
Tenho certeza que depois de visitar o site acima.... muita gente deixará de comer carnes.

O Processo do Abate(retirado do site de um frigorífico em RO)
- RECEPÇÃO DO GADO:Os animais são provenientes do município de Jarú (RO) ou próximos, através de transporte rodoviário. O manejo durante o descarregamento do veículo transportador é feito evitando o máximo de estresse, que poderá ocorrer no carregamento até a acomodação nos currais. Após a recepção dos animais, todas as fases de repouso, jejum e dieta hídrica são obedecidas com intuito de evitar o estresse.
- O ABATE:Em seguida, os bovinos passam por um banho de aspersão e são conduzidos a sala de abate, no box de atordoamento são abatidos com pistola pneumática.
- SALA DE ABATE:No processo do abate (sangria, esfola, evisceração, serragem, toillete, pesagem de carcaça e carimbagem) são tomados todos os cuidados necessários para manter a higienização com intuito de evitar contaminação.
- RESFRIAMENTO:Após a higienização operacional na sala de abate, as meia-carcaças seguem para câmara fria com a finalidade de eliminar o calor sensível próprio ao animal, permanecendo no mínimo 24 horas à temperatura ambiente de no mínimo 2º C.
- DESOSSA:As meia-carcaças são separadas em dianteiro, traseiro e ponta de agulha e encaminhadas à sala de desossa, onde são desossadas, rotuladas e embaladas à vácuo. A desossa é realizada por funcionários devidamente treinados que trabalham com máquinas e equipamentos de última geração.
============================================================
" Tudo muito limpo, muito higiênico, etc, etc . Dão a entender que estão muito preocupados com o estresse e tal, mas cá entre nós... essas pistolas pneumáticas apenas tonteiam o pobre animal que passa "sem estresse" para a "Sala do ABATE" onde são usadas palavras lights como: sangria, esfola, serragem...Até quando, meu Deus????"