Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Níveis: 6.DEITA-FICA

NÍVEL DOIS
O cão deita enquanto o dono anda 5 metros para longe e volta. O dono pode dar comandos extras enquanto longe. Uma “volta” oficial não é necessária.

DISCUSSÃO:
Muitos conceitos novos no Nível Dois! O Deita-Fica é o primeiro (e mais fácil) dos comportamentos de duração. Como cães adestrados com clicker tendem a oferecer comportamentos, comparativamente, é mais fácil obter um novo comportamento deles. O ponto frustrante é que eles oferecem comportamentos. Isto pode tornar bem difícil para eles entenderem comportamentos de duração, como Fica, segurar um halter e Foco/ Atenção.

COMEÇANDO:
Você tem a base do comportamento. Seu cão sabe o que você pede dele. Se for um cão relativamente lento, ele pode Deitar e permanecer nesta posição tempo suficiente para que você clique por permanecer deitado em períodos mais longos. Clique para um segundo, para dois, três segundos etc. Quando ele ficar por até dez segundos, volte para dois segundos e comece gradualmente a se afastar do cão e voltar para ele. Clique quando você estiver ao lado dele, na frente dele, um passo para trás, um passo para a direita, um para a esquerda, estiver de costas para ele. Brinque até que ele esteja com o comportamento sólido e você possa se afastar meio metro e voltar.Há chances de que, ao pedir para ele deitar e deixá-lo lá por um segundo, ele se sente ou faça algum truque, pensando que se você de fato pediu para deitar, você já deveria ter clicado. Então, deve ser algo diferente! O quê?

A solução mais fácil para este problema é usar o método 300 Repetições. Peça para ele deitar e clique. Dê-lhe o petisco enquanto ainda estiver deitado – sim, você precisa ser rápido. Sim, você precisa estar preparado. Sim, dê cada petisco na boca dele antes que ele tenha a chance de se levantar, e clique o próximo Deita enquanto ele ainda está engolindo o petisco. Repita 10x. A 11ª vez, conte UM antes de clicar. Se ele nao ficar deitado, repita o processo (10 Reforços Rápido clique/petisco) e então tente contar UM de novo. Se ele ficar deitado por um segundo, ótimo. Dê-lhe um petisco e faça outros 5 Reforços Rápidos. Não clique ao contar DOIS. Se ele se levanter, faça outra vez o 10 Reforços Rápidos (que nada mais é que dar dez petiscos ao cão rapidamente, como explicado anteriormente), e continue no UM. Se permanecer deitado, faça outro 5 reforços rápidos.

Até agora estamos mostrando que pagamos pelos Deitas. Agora começaremos a explicar o Deita-Fica. Quando ele ficar deitado por dois segundos, comece esta seqüência: diga para ele Deitar. Conte UM. Clique e dê-lhe o petisco na posição deitado! Se ele levanter, recomece e seja mais rápido da próxima vez. Se ele não se levantar, conte DOIS, clique e dê-lhe o petisco na posição deitado. Se ele não levantar, conte TRÊS, clique e dê-lhe o petisco na posição deitado. Então quatro, cinco e assim por diante. Cada vez que ele falhar antes de você clicar, peça para deitar de novo e comece a contar do UM.

O que tendemos a fazer com os Ficas é ter o cão no fica até que ele falhe, então corrigimos o exercício com o cão no fica até que ele falhe de novo. Isto é uma forma de ir rápido demais, além de ser super comum. O método descrito acima nos força a recompensar o cão por fazer o trabalho corretamente, e nos força a bem devagar aproximar do limiar do comportamento correto. Se o cão for capaz de Ficar por 10 segundos, você o recompensa 10 vezes seguidas por fazer isso corretamente (1 segundo, 2 segundos, e etc, até 10). Ele alcança os dez segundos e comete um erro. Ao invés de fazê-lo ficar por outros dez segundos e errar de novo, você volta para um segundo, 2 segundos etc e recompensa-o por fazer correto outras dez vezes. Talvez a terceira ou quarta vez que ele ficar os dez segundos, ele terá recompensas o suficiente para tentar ficar por 11 segundos. EEE!

É interessante ver que limites cães diferentes colocam em seu comportamento. Existem platôs freqüentes no Fica. O cão pode precisar de bastante trabalho com dez segundos, então ir facilmente até os 48 segundos, ficar duas sessões trabalhando até chegar nesta marca, e se dar bem até que alcance 2 minutos e 15 segundos. Tenha fé. Se você explica que está recompensando-o onde é fácil para ele fazer, e se você se aproxima devagar do limiar todas as vezes, ele irá mudar o limiar para um tempo cada vez maior.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE AINDA SE LEVANTA RÁPIDO DEMAIS! FIZ O REFORÇO RÁPIDO ATÉ CANSAR!
OK, peça para deitar duas vezes antes de clicar. Deita (levanta) Deita-clique. Deita (levanta). Deita-clique. Os “levanta” entre os Deitas se tornarão cada vez mais superficiais, mais fracos, até que finalmente ele se deite e espere pelo clique. Se você pedir que ele deite duas vezes 30 vezes e ainda for rápido demais para você, peça então 3 deitas antes de clicar. Uma hora ele irá se cansar de tanto deita levanta.

ELE LEVANTA QUANDO EU CLICO! Não é um problema, é uma característica. O clique termina o comportamento. Quando você clica, ele já fez o que você queria, então levantar é opção dele.

A maioria das informação que o cão tem sobre o comportamento vem do clicker. O que ele faz quando ouve o clique é o comportamento desejado. Um pouco de informação também vem da comida. O que ele faz quando ganha comida tem um pouco a ver com o comportamento desejado. Isto é óbvio quando você pensa em busca. Posso clicar para o cão uma centena de vezes por ir em direção ao halter e quase pegá-lo, e ele continuará a fazê-lo. Ele não ficará comigo e olhará para minha mão, mesmo que seja daí que venha a comida. Ao mesmo tempo, você sabe que o Frente dele começará a ir para a minha direita se eu continuar lhe dando a comida com minha mão direita. Muita informação diz ao cão para ele ir até o halter. Pouca informação lhe diz para olhar para minha mão direita.

Agora ao Deita. Quando ensino o cão a deitar, quero oferecer-lhe muitas oportunidades para que ele deite, então quando clico o Deita, jogo um petisco um pouco longe dele para que ele se levante e pegue-o, colocando-o numa boa posição para que deite novamente. Mas agora estamos no Deita-Fica. Se ele é um cão um pouco lento ou que percebeu que tem que ficar na posição deitado, beleza, continue o que você estava fazendo. Mas se é um cão mais rápido ou que ainda não fez a conexão, você quer toda a ajuda que puder ter, então você começa a clicar e dar-lhe os petiscos com ele ainda na posição deitado. Rápido, rápido, rápido, pra ele não ter tempo de levantar. Se ele levantar depois do clique, tudo bem. Se ele não fizer isso todas as vezes, você pode pedir que deite de novo e continue sua conta de onde parou (ele levantou quando você clicou para 8 segundos, então você recomeça dos 9 segundos). Se ele levantar toda vez, tente começar do um segundo todas as vezes.

NÓS CHEGAMOS AOS TRÊS MINUTOS E ESTOU DE SACO CHEIO DE AUMENTAR UM SEGUNDO POR VEZ! Ok, cães não se entediam, mas os treinadores sim. Neste nível, você pode aumentar cinco ou dez segundos por vez. Se ele continuar a fazer direito, continue. Se o comportamento começar a falhar, você foi rápido depois, volte para os aumentos de um segundo até que ele faça certo novamente.

ADICIONANDO UM COMANDO:
Quando seu Deita-Fica tiver alcançado dez segundos, você pode adicionar um comando. Meu comando de voz é “Fica”. Meu comando gestual é a mão aberta, voltada para o cão. Você pode usar os dois.

Podemos dividir o Fica em “Fica”, com o significado de fique aí até que eu diga para você fazer algo diferente, esteja eu ao seu lado ou do outro lado do quintal; e “Espera”, com o significado de senta aí até que eu lhe diga algo diferente. Qual a diferença? Fica seria no mesmo lugar, na mesma posição – o Deita-Fica. Espera seria um Vai Para a Cama. Neste caso, não importa a posição que o cão está, ele pode ficar em pé, deitar de barriga pra cima, desde que fique no mesmo lugar.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Tente não prender a respiração quando praticar Fica. Vá para diferentes direções longe do cão. Fique em diferentes posições quando for clicar. À esquerda dele, à direita, atrás de uma cadeira, sentado na cadeira, batendo palmas, cantando etc. Ocasionalmente, se afaste dele e depois volte. Neste nível você pode chegar ao lado dele, mas também pode fazer ele ficar enquanto você anda em volta dele.

NÍVEL TRÊS
O cão deita e fica enquanto o dono se afasta cinco metros, fica lá por um minuto e volta. Um comando é permitido para o Deita e dois para o Fica. Haverá uma pequena distração.

DISCUSSÃO:
Não use o comando extra do Fica, se puder evitar. Trabalharemos bastante em duração no Nível Três, em diferentes comportamentos. Se o cão tem problema com o tempo, tente trabalhar todos os comportamentos de duração ao mesmo tempo – Senta-Fica até dez segundos, Deita-Fica até dez segundos, Olha e Zen até dez segundos, então trabalhe cada um deles até 15 segundos e assim por diante.

COMEÇANDO:
Continue a usar o Fica “300 Repetições” como no Nível 2. Não importa se você trabalhar a distância primeiro, depois o tempo, mas tente não trabalhar os dois ao mesmo tempo. Trabalhe até 20 segundos, depois volte para 10 segundos e aumente sua distância poucos passos. Então, aumente o tempo para 30 segundos, volte para 20 e aumente a distância de novo. Você pode aumentar o tempo em intervalos de 1 segundo, ou 5 segundos, mas se escolher ir mais rápido, saiba que terá que voltar para intervalos mais curtos se o cão começar a ter problemas em executar o comportamento.

Acrescente a distração quando você tiver duração e distância sólidas – talvez 45 segundos e 15 passos (aproximadamente 6 a 7 metros). Como você está tornando o comportamento mais difícil ao adicionar a distração, torne o restante fácil – trabalhe com 10 segundos e 1 metro, por exemplo. Clique quando o cão vir ou ouvir a distração e não se mexer. Procure por decisões, quando o cão perceber a distração, pensar em se mexer e não o fizer. Esteja pronto para o clique ou não, se você vir esta decisão, clique!

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ELE FICA LEVANTANDO E ABAIXANDO A CABEÇA!
OK. Ele também pode abanar o rabo. Pode olhar em volta, bocejar. O que ele não pode fazer é levantar os ombros do chão, levantar o quadril ou deitar de lado. Sim, sei que parece que deitar de um lado para outro é aceitável em competições de obediência, mas não vamos falar isso pro cão. Vamos deixar a explicação bem simples: escolha uma posição, alcance-a e fique nela.

QUERO UM DEITA ESPECÍFICO – TIPO ESFINGE! Você tem duas opções. Você pode aceitar (por hora) o Deita que ele fizer, e usá-lo para trabalhar duração e distância, e ensinar o Deita que você quer, com um comando de voz diferente; OU você pode ensinar o Deita que você quer, esperar até que ele o faça bem e então começar a trabalhar no Fica.

ADICIONANDO UM COMANDO:
Você parou de usar o comando Fica quando começou a tornar o comportamento mais difícil. Quando você estiver para ser testado, adicione o comando Fica de novo. Os dois comandos permitidos no teste são a voz e o sinal gestual, os dois ao mesmo tempo.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Use quantas distrações puder. Uma das minhas favoritas é “Fica Zen” – quando ele estiver bom no Zen e no Fica, coloque petiscos no chão perto dele enquanto ele faz alguns Fica. Brinquedos também são boas distrações. Outros cães, outras pessoas, portas abertas, pratos de comida, brinquedos barulhentos, bolas de tênis – use sua imaginação.

NÍVEL QUATRO
O cão deita e fica por 3 minutos enquanto o handler se afasta 10 metros, vira, olha para o cão e volta de maneira formal. Duas distrações.

DISCUSSÃO:
Quatro coisas para trabalhar – mais distância, mais tempo, outra distração e andar em volta do cão para voltar à posição Junto.

COMEÇANDO:
Distância e tempo trabalhados alternadamente, como antes: tempo até 90 segundos a 5 metros; depois volta para 60 segundos e aumenta a distância. Quando conseguir 60 segundos a 7,5 metros, volte para 5 metros e gradualmente aumente o tempo para dois minutos, e assim por diante, até que alcance os requeridos 3 minutos e 10 metros.

Você vai precisar de tempo extra para a outra distração, então diminua a distância inicial e torne as distrações mais leves. Aumente a distância gradualmente, quando as distrações se tornam mais apelativas. Lembre de ficar de olho e clicar para decisões corretas que o cão faça sobre ficar, ao invés de correr.

Voltar de maneira formal em competições de obediência é a mesma para Senta-Fica, Deita-Fica e Parado-Fica em todos os níveis. Com o cão no Fica, você anda em direção a ele, vai para a sua direita para ficar atrás dele e vá se aproximando até ficar na posição junto, com ele à sua esquerda. Você passou bastante tempo recompensando o cão por manter contato visual com você. É improvável que lhe deixe “escapar” atrás dele sem dar uma olhadinha em volta, então tente o seguinte: comece com um Senta-Fica. Pare na frente dele, 1m de distância, mais ou menos. Dê um passo para a esquerda, clique quando ele ainda não tiver movido nem uma pata. Comece de novo. Passo à direita, clique quando não mexer a pata. Quando ele entender isso, dê dois passos (esquerda e direita). É outra oportunidade para as 300 Repetições. Veja até onde você consegue ir para a esquerda ou direita sem ele mover a pata. Quando ele falhar, volte para uma distância menor e recomece. Faça até chegar a 5 metros de distância para cada lado, então comece algo diferente. A partir de meio metro na frente dele, comece a dar passo para o lado e em direção ao rabo dele. Um passo diagonal para a direita, clique e volte para a frente. Um para a esquerda, clique e volte para a frente. Então, dois passos, depois três. De novo, quando ele errar, volte para o começo e mostre que o objetivo é ele manter as patas da frente paradas.

Quando você alcançar o ponto onde você pode andar em direção aos quadris dele, em qualquer lado, quando você chegar na perna esquerda traseira dele, dê um passo adicional até a cauda dele e volte para o lado direito do cão. Clique qualquer hora aqui – quando você estiver atrás dele e ele não tiver movido uma pata. Clique quando você voltar e quando estiver do lado direito dele. Clique quando você estiver dando a volta e se posicionar no Junto. E clique quando você puder dar a volta atrás do cão e ficar na posição junto por alguns segundos sem se mover. Cada um desses cliques é seguido de petiscos. Cada clique liberta o cão, se ele quiser sair da posição.

Junte tudo. Coloque-o no Senta-Fica e ande um metro à frente dele. Gire e olhe para ele. Coloque um petisco na sua mão esquerda. Ande para a frente e para sua direita. Dê-lhe o petisco quando você passar por ele (sem clicar, pois você não quer que ele saia da posição) para lembrá-lo que ele está fazendo certo. Dê a volta atrás dele e vá para a posição junto. Conte até 5 antes de libertá-lo.

SOLUÇÃO DE PROBLEMAS:
ESPERA, ESTE É O DEITA-FICA!
Sim, eu sei, mas no Senta-Fica é mais fácil alcançar a boca do cão sem que ele se mova, então eu começo a ensinar esta volta formal com ele. Uma vez que ele aprendeu esta volta no Senta-Fica, você adiciona-a ao Deita-Fica, e sem se abaixar muito. Só faça tudo junto, desde o começo, com ele no Deita-Fica. Não levará tanto tempo para aprender.

ADICIONADO UM COMANDO:
Você parou de usar o comando Fica quando começou a explicar as partes novas e mais difíceis do exercício, mas quando ele estiver quieto com você andando atrás dele, você pode usar o comando de novo.

CONTINUANDO A EDUCAR:
Tente voltar para sua esquerda, voltar para ele com ele na posição junto do seu lado direito. Tente fazer grandes círculos em volta dele. Tente se afastar mais. Faça o Deita-Fica em diferentes locais. Na preparação para o Nível Cinco, faça algumas vezes em lugares onde ele ainda possa ver a maior parte de você, mas não você inteiro. Faça Ficas em áreas de grande tráfego (pessoas e cães, e nunca carros e caminhões).

NÍVEL CINCO
O cão deita e fica por um minuto com o dono fora de vista. Comandos apropriados.

DISCUSSÃO:
Fora de vista! Difícil! Quando aumentamos a dificuldade do comportamento, diminuimos a quantidade de tempo requerido. Use um espelho, um buraco na parece – o que quer que você faça, não clique quando o cão estiver parado com você fora de vista a menos que você tenha certeza que ele está mesmo na posição Deita-Fica!

NÍVEL SEIS
O cão faz o Deita-Fica fora de vista por quatro minutos. Comandos apropriados.
Comportamento opcional.

DISCUSSÃO:
Deita-Fica completo em campeonato de obediência – só mais curto. Pratique com outros cães alinhados com o seu se possível, e não passe todo seu tempo entretendo o cão com distrações. Nada-acontecendo é um fator nos Ficas, assim como distrações.

NÍVEL SETE
O cão execeuta o comportamento completo fora de vista por cinco minutos. Comandos apropriados.
Comportamento opcional.

DISCUSSÃO:
Um minuto a mais que o Nível Seis, e tempo para aperfeiçoar o comportamento.

Tradução: Fúlvia Zepilho de Andrade
Fonte: www.dragonflyllama.com

Nenhum comentário: