Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 4 de dezembro de 2007

"Click and Treat" e outros mitos do adestramento

"Adestramento tradicional não funciona" E "Adestramento com Clicker não funciona"
Claro que funcionam. Milhares de cães de estimação, de trabalho e de competição provam a eficácia de ambos os adestramentos. Desde que um método específico siga os princípios do aprendizado para um indivíduo (no caso, o cão), o método funcionará.

"Nenhum método funciona para todos os cães"
Verdade. Um método é uma receita, instruções passo a passo para adestrar ou modificar um comportamento. Nenhuma receita funciona para todos os cães e é por isso que muitos métodos alternativos foram desenvolvidos.

Infelizmente, os métodos são limitados, a menos que o adestrador também entenda os seus princípios. No passado, os adestradores ensinavam métodos ao invés de princípios e, como resultado, indivíduos (e as vezes raças inteiras) que não respondiam aos métodos ensinados eram incorretamente chamadas de muito "estúpidos", "teimosos", "dominantes", "agressivos" ou "se entediam facilmente" para adestrar.

O adestramento com clicker é uma tecnologia para mudar comportamentos. Os princípios do aprendizado são largamente enfatizados. Pela primeira vez, a habilidade de avaliar um método para um indivíduo, para modificá-lo, ou mesmo para criar uma receita totalmente nova é tirada do "instinto", "experiência" e "talento", e ensinadas e explicadas para todos.

O adestramento com clicker, usado com habilidade, funciona para todo cão mental e fisicamente capaz de aprender, porque nenhum cão é imune aos princípios do aprendizado.

"Adestramento tradicional é cruel e não-humano" E "Cães adestrados pelo método tradicional são medrosos/ agressivos" E "Cães medrosos devem ter sido adestrados pelo método tradicional e sofrido abusos"
Estes mitos são ditos frequentemente por clicker trainers, e não são justos, além de serem incorretos. Existem pessoas que usam aversivos em nome do adestramento? Claro. Mas existem ainda mais pessoas que usam o método tradicional sem causar nenhum dano. Existem cães adestrados pelo método tradicional que falham neste método e se tornam medrosos ou agressivos? Infelizmente, sim. Mas muitos mais se tornam trabalhadores felizes, e um cão miserável não é necessariamente um sinal de adestramento abusivo.

"Como todo adestramento pode ser explicado usando o 'condicionamento operante' (tradução livre), todos os adestradores são adestradores operantes"
Só porque um método de adestramento pode ser explicado usando os termos condicionamento operante, não quer dizer que o adestrador aplica o método é um adestrador operante. Para isso, ele deve entender seus princípios e ser capaz de aplicá-los e modificá-los em qualquer situação e para qualquer indivíduo. "Adestradores operantes" não são limitados aos métodos do adestramento com clicker (e nem todo clicker trainer é operante), mas como o adestramento com clicker enfatiza bastante os princípios do aprendizado desde os estágios iniciais, mais adestradores operantes são clicker trainers.

"Adestramento com clicker é ineficaz porque nenhum cão adestrado por este método alcançou... (alguma coisa)"
O Adestramento com clicker aumentou sua popularidade devagar nos últimos 15 a 20 anos. Mas, nos últimos 2 ou 3 anos as aulas com o método clicker começaram a aparecer com uma certa regularidade. Antes disso, os adestradores estavam por conta própria, ensinando uns aos outros com a ajuda de listas de discussão, websites e uma seção limitada de livros e vídeos. Mesmo agora a maioria das aulas é destinada a donos de cães.

Um competidor em potencial, que quer adestrar seu cão tradicionalmente tem muitas fontes à sua disposição já que muitas pessoas fazem isso antes dele. Existem vários métodos, competidores experientes para ajudar, instrutores e livros e vídeos.

Os que quere usar o clicker para competir não têm tanta sorte. Alguns esportes - como agility - são dominados pelo clicker e têm bastante bibliografia, mas outros - como treinamento de campo - não têm nada para ajudar o novo competidor. As receitas tradicionais não servem; o adestrador - geralmente um iniciante - deve partir do começo.

Para obter um título você precisa:
  • um adestrador que entenda completamente o estilo de adestramento que usa;
  • um adestrador que entenda completamente o esporte que participa e os comportamentos que precisa treinar;
  • um cão que tenha talento e habilidade física para fazer os comportamentos obrigatórios em um nível preciso o bastante para vencer;
  • o desejo de treinar e competir o bastante para obter o título;
  • dinheiro para treinar e competir o bastante para obter o título;
  • tempo para treinar e competir o bastante para obter o título;
  • habilidade para treinar para obter o título.

Você deve ter todos estes elementos. A verdade é que leva anos para se tornar bom o bastante para treinar até os níveis superiores em qualquer esporte, mesmo que você tenha a bibliografia para lhe ajudar.

"Clicker trainers não usam punição"
Incorreto. Eles usam punição negativa, que é a remoção de algo que o cão quer. Por exemplo, "penalty yards" é um método comum usado para ensinar a andar com a guia frouxa (loose leash walking). O cão vê algo que quer. Enquanto ele andar calmamente, o adestrador o deixa chegar perto do que ele quer. Mas, se o cão começa a puxar, o adestrador anda para trás. Andar calmamente; consegue o que quer - reforço positivo. Puxar; perde o que quer - punição negativa. Este método é extremamente claro para o cão porque ganhar ou perder o que quer é controlado pelas ações dele mesmo.

"Adicionar um aversivo (punição positiva) é mais severo, mas mais eficaz, que remover o reforço (punição negativa)"
Punição positiva é mais severa que punição negativa? Mais eficaz? E o reforço positivo? É mais ou menos poderoso que o reforço negativo? Mais ou menos eficaz?

Nenhum.

Toda aplicação de reforço e punição, positiva e negativa, vão do leve ao extremo. Exatamente onde a aplicação particular se encaixa depende do cão e da situação específica.

Punição e reforço são definidos por seus resultados. Aplicações que envolvem aversivos se generalizam mais facilmente, mas mesmo quando usadas corretamente podem ter efeitos negativos. Ambos precisam de habilidade para serem aplicados corretamente, mas o potencial para o impacto negativo do programa de adestramento é maior se o adestrador aplicar o aversivo incorretamente.

"Correções são vitais para mostrar ao cão que ele deve obedecer"
Credibilidade é obtida através de repetições. A verdadeira credibilidade é alcançada com fluência, depois que o animal passar do ponto de executar o comando somente devido à consequência, positiva ou negativa.

Para obter um comportamento confiável, só existe uma maneira de fazê-lo. Praticar. Generalizar o comportamento. Praticar em condições onde você precisa que o comportamento seja confiável. Trabalhar em latência. Fazer anotações e treinar até que você alcance o nível de credibilidade que precisa, seja ele 9 de 10 ou 999 de 1000.

Você determina quais comandos são os mais confiáveis e obtém respostas imediatas ao treiná-los. Mas não se engane ao pensar que o adestramento, não importa quantos aversivos use e quão severos são, superam o livre-arbítrio.

"O clique deve ser seguido por petisco"
O clique deve ser seguido por um reforço - algo que o cão queira. Há uma variedade deles. Alguns dos mais usados são:

  • Comida;
  • Brinquedos;
  • Carinho, atenção;
  • Oportunidade de fazer algo que o cão queira (life rewards);
  • Oportunidade de executar um comportamento bem conhecido.

Em uma sessão formal de adestramento você quer obter o maior número de repetições possível. Comida é um excelente reforço porque pode ser dividida em pedaços bem pequenos e comidas rapidamente. Brinquedos também são bons reforços, mas brincar com eles leva tempo, ou seja, você obterá menos repetições em uma sessão. Carinho e atenção são ótimos complementos para comida e brinquedos, mas geralmente não desejados o suficiente pelo cão, se usados sozinhos, principalmente em locais com distrações. A oportunidade para fazer algo que queira algumas vezes é o reforço mais poderoso que você tem.

A coisa mais importante para lembrar é que é o cão que determina o que é e o que não é um reforço. Se o cão não quer o que você oferece, não é um reforço.

"Adestramento com clicker nem sempre funciona porque a comida não é um reforço muito forte" E "Instintos e comportamento auto-recompensadores são tão poderosos que você deve usar correções para garantir credibilidade"
Comida não é o único reforço disponível. Não importa qual você escolha, considere seu valor relativo. Uma comida pode valer mais que outra. Um brinquedo pode valer mais que a comida em determinadas situações. A oportunidade de cumprimentar outro cão pode ser a melhor de todas! Depende do seu cão e da situação.

Algumas vezes o instinto de executar um comportamento é tão forte no cão que o adestrador não acha nada que valha mais que isso. Então, usam-se técnicas chamadas Dessenssibilização e Redirecionamento. A primeira diminui a força da resposta do animal a determinado estímulo. A segunda pode ser usada para tranferir o foco da atenção do cão.

"Cães adestrados com clicker só trabalham com comida ou clicker presentes" E "Você precisa usar clicker e petiscos sempre" E "Você precisa carregar clicker e petiscos em qualquer lugar"
O clicker é um marcador de eventos, usado para identificar uma performance correta durante o início do aprendizado do comportamento. Quando o comportamento está formado, sob comando, você não precisa mais do clicker. Pode simplesmente substituí-lo por um marcador verbal. Se você não tem um clicker com você - pode marcar verbalmente sempre - ou só dar o reforço.

Comida nao é o único reforço. Sim, você precisa continuar reforçando o comportamento - pelo menos ocasionalmente - mas o reforço não precisa ser um petisco ou algo que se dê ao cão. Pode ser a oportunidade de fazer algo que o cão realmente goste ou o próprio comportamento pode ser auto-recompensador!

Podemos nos livrar da comida. Algumas pessoas reclamam que o cão só trabalha se tiver petisco. Isto mostra como os cães são discriminativos! Se a comida está visível toda vez que você treina, o cão acredita que ela faz parte da equação. Existem outros problemas. Os cães frequentemente são treinados para executar comportamentos quando estão na frente do adestrador, quando o adestrador está parado ou em um local específico. Todos estes problemas podem ser evitados ao variar, durante o adestramento, tudo que não esteja relacionado ao comportamento.

"Adestramento com clicker é difícil de aprender" E "Adestramento com clicker é difícil para iniciantes"
É simples, mas não fácil. Mesmo com uma boa receita, é preciso certa habilidade para usá-lo corretamente. Felizmente os cães trabalham duro para descobrir o que o adestrador que. Embora o "timing" seja necessário, todos os comportamentos necessários para a boa convivência com o cão podem ser ensinados até mesmo por quem não tem timing nenhum!

Algumas se assustam com a quantidade de teoria neste adestramento. Apenas querem uma receita para seguir e treinar o cão. Muitas acham e seguem receitas com pouco ou nenhum entendimento de como funcionam e, mesmo assim, atingem seus objetivos.

"O clicker é uma ferramenta de adestramento mágica e necessária"
É um marcador. Quando você o usa pela primeira vez, é completamente neutro. Mas, associado com comida ou outro reforço, ganha qualidades de reforço. Ainda assim, é um marcador de eventos e, como tal, é um bisturi, capaz de modelar comportamentos incrivelmente precisos. Em comparação, um marcador verbal é uma espátula de manteiga.

"O clicker comanda o comportamento" E "Clicker trainers usam milhões de comportamentos sem comando" E "Cães adestrador com clicker constantemente oferecem comportamentos"
O comando "dá nome" e provoca o comportamento. O clicker marca o comportamento quando ele ocorre. Por duas razões, os clicker trainers não adicionam o comando até que o cão esteja oferecendo exatamente o que eles querem:

  • Quando o filhote está aprendendo o comportamento, queremos que ele se concentre nele. Neste ponto, o comando não tem sentido para ele. Torne o aprendizado mais fácil para seu cão minimizando distrações, incluindo comandos sem sentido;
  • Queremos que o comando esteja associado ao comportamento final, perfeito. Se adicionamos o comando no começo, corremos o risco de ter uma versão do comportamento inacabada, mesmo que continue a modelar comportamentos mais precisos.

Primeiro obtenha o comportamento do jeito que quer. Depois adicione o comando assim que o cão oferecer ativamente o comportamento. Para um comportamento simples, pode ser no primeiro dia.

Comportamentos mais complexos podem levar mais tempo para modelar. Se for extremamente complexo - uma cadeia de comportamentos - você pode adicionar comandos para cada parte da cadeia, e depois adicionar um comando para toda ela quando estiver completa. Ou, se o comportamento é único mas muito elaborado, use um comando temporário enquanto modela-o, trocando para um comando permanente quando modelar o comportamento final.

"Você não pode elogiar o cão quando adestra com clicker"
Claro que pode! Depois de clicar, elogie o quanto quiser. É bom ficar quieto antes de clicar para o cão poder pensar sobre o que o fez ganhar o clique. Mas uma vez que ele o ganha, celebre o quanto quiser. Deixe o adestramento melhorar a convivência entre vocês - AME SEU CÃO!

2 comentários:

Helena. disse...

UAU, que belo trabalho vcs vão fazer por aqui!!!!!
Aliás, já estão fazendo... Só vai ficar ainda melhor. Com certeza sempre passarei por aqui pra conferir as últimas postagens.
Bjos, e parabéns pelo trabalho!

Fúlvia e Suzie disse...

Oi Helena =)
Obrigadinha! Tem que sempre melhorar, não é mesmo? E matéria sobre adestramento, comportamento e clicker é o que não falta =) Mas não vou esquecer das raças e das outras coisas!
Passe sempre por aqui e, se possível, divulgue tb.