Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

terça-feira, 31 de julho de 2007

Treinando o cão para receber as visitas calmamente (sem pular)

As pessoas relutam em lhe visitar porque seu cão poderá lambê-las, pular ou sentar nelas? Seu cão adora receber as visitas com alegria, como se fosse um companheiro de brincadeiras? Seu cão desafia a gravidade só para lamber o rosto do visitante? Mesmo que você não ligue para estes comportamentos, é provável que os visitantes não os apreciem.

Controlar a exuberância natural do seu cão ao cumprimentar entusiasmadamente as pessoas é um trabalho duro e você não consegue fazê-lo sozinho. Claro, você pode treinar seu cão para lhe receber com uma alegria mais conida, simplesmente ignorando o cão até ele sentar. Entre em casa e ignore o cão, até que ele se acalme o bastante e se sente: aí então elogie-o e faça muito carinho nele, dê-lhe atenção. Faça isto pelo resto da vida do cão e ele logo entenderá que sentar significa receber carinho do dono quando este chega em casa. Mas, e quanto às outras pessoas?

Ajudantes
Seu cão aprenderá a receber as visitas calmamente quanto mais freqüentemente elas forem à sua casa e usarem a mesma técnica usada por você. Peça aos amigos para lhe visitarem com freqüência, algo como três vezes ao dia, e com tantas pessoas diferentes quanto possível.

Peça-os para entrar e ignorar o cão até que ele se acalme. Assim que ele se acalmar, a visita deve elogiar e fazer muito carinho no cão, até mesmo dar-lhe petiscos. Seu cão precisa saber que sentar ao receber visitas garante que será afagado, ao passo que ao pular e pedir atenção será ignorado.

Este é um misto de reforço positivo (elogiar por algo certo) e negativo (algo que seu cão não quer - não receber atenção - por ter feito algo errado). Seja paciente, porque para a maioria dos cães receber as visitas pulando tem um longo histórico de sucesso e modificar este comportamento leva muito tempo e dedicação, principalmente com cães mais velhos. O melhor a fazer é ensinar o cão a se sentar para receber as pessoas desde o início, assim que ele chega em casa como membro da família.

Fonte
About Dogs - http://dogs.about.com/cs/basictraining/qt/visitor_greet.htm?nl=1

Um comentário:

maybe disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.