Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quinta-feira, 1 de março de 2007

A importância das Brincadeiras

Assim como brincar e se divertir torna nossa vida menos estressante, o mesmo acontece com os cães. Na verdade, incorporar brincadeiras na rotina diária do cão é vital para que ele desenvolva uma personalidade saudável e amorosa.

Brincar é importante por muitas outras razões:

· Melhora a saúde física do cão. Brincadeiras ajudam a manter o coração do cão saudável, mantém as articulações lubrificadas e melhoram sua coordenação.

· Saúde mental. Jogos com regras forçam o cão a usar o cérebro, não apenas o corpo.

· Desenvolve habilidades sociais. Quando seu cão brinca com outros cães e pessoas, ajuda a melhorar suas habilidades sociais.

· Aumenta sua ligação com seu cão. Mesmo que seja por poucos minutos por dia, brincar com seu cão ajuda a fortalecer os laços entre vocês.

· Melhora sua saúde. Quer maneira melhor de aliviar o estresse de um dia agitado no trabalho e praticar um pouco de exercício que voltar para casa e brincar com seu cão?

Como brincar com seu cão
Existem maneiras certas – e erradas – de brincar. A coisa mais importante para lembrar é que você é o chefe. Você decide quais serão as brincadeiras e estabelece as regras. Isto ajuda a estabelecê-lo como líder. Também ajuda a evitar que seu cão fique muito excitado e fora de controle enquanto brinca. Se seu cão se torna difícil de lidar, simplesmente pare a brincadeira até que ele se acalme.

Quando você ensina um novo jogo ao cão, use muitas recompensas quando ele o fizer direitinho.
Lembre-se: as recompensas não precisam ser apenas petiscos – você também pode recompensá-lo com seu brinquedo favorito, carinhos e elogios.

Quando você começa a ensinar um novo jogo, faça-o de forma simples e aumente a dificuldade dele aos poucos, até que o cão entenda completamente as regras do jogo. Além disso, espere que ele entenda completamente um jogo antes de ensiná-lo outro, senão, ele vai ficar super confuso.

Dicas para a hora da brincadeira
· Evite jogos de luta, que encorajam o cão a morder e/ou mostrar um comportamento agressivo.

· Tenha o controle sobre o jogo o tempo todo. Mostre ao cão que você é o líder, não outro cão. Brincar de buscar objetos ensina esse controle.

· Não inclua seu corpo ou roupas como parte das brincadeiras.

· Incorpore comandos como “Senta”, “Deita” e “Fica” em todas as brincadeiras.

· Você decide quando é hora de parar. A melhor hora pra parar a brincadeira é quando seu cão ainda está com vontade de brincar.

· Se, por alguma razão, o cão parece não entender o jogo em algum ponto, volte para o início dele ou simplesmente tente de novo alguns dias depois. Não fique nervoso se ele não estiver entendendo – é só um jogo!
http://www.pedigree.com/dogsandpuppies/adult+dogs/behavior/fun+with+dogs/dogknows_importanceofplay.asp
A importância das brincadeiras e do exercício para a saúde e longevidade do cão

Brincadeiras e exercícios mantém o sistema respiratório e circulatório do seu cão em boa saúde. Ajuda a controlar a obesidade, mantém a musculatura definida e as articulações flexíveis. Também gasta energia, alivia o tédio e mantém a mente dele ativa. Os exercícios são especialmente importantes em animais idosos; embora suas habilidades podem variar, dependendo de sua saúde. Melhor de tudo, quanto mais tempo você passa com seu cão, melhor é a ligação entre vocês e, consequentemente, melhora a relação. O ideal é brincar e exercitar o cão todos os dias.

Quando devo começar a exercitar meu cão?
O melhor é começar quando ele é novo. Mas, não importa a idade dele, o exercício é benéfico.

· Filhotes – até a 7ª semana, os filhotes não respondem às brincadeiras, pois ainda estão aprendendo a se mover, andar e socializar. A partir da 7ª ou 8ª semana, você pode começar a lhe dar brinquedos simples, para que ele os investigue e brinque com eles. Já para os gatos, não é indicado brincar com eles quando têm menos de 4 semanas de vida. Durante o primeiro mês eles dormem e mamam a maior parte do tempo, para crescer. Assim que ele tiver pelo menos um mês, você pode apresentá-lo às brincadeiras.

· Animais mais velhos precisam começar devagar no programa de exercícios. É recomendável levá-lo ao veterinário, para exames que verifiquem se seu cão (ou gato) está saudável e pronto para começar os exercícios e brincadeiras. Uma boa maneira de deixar seu cão animado com os exercícios é incorporá-lo às brincadeiras.

Fique de olho neles!
· Fique de olho para ver se ele não está se super exercitando ou se está com dor. Se você notar algum sinal, dê uma pausa e, se isso não ajudar, pare. Leve-o ao veterinário se o problema continuar.

· Mantê-lo bem alimentado e com água fresca e limpa disponível é importante. Certifique-se de que há água suficiente para ele.

· Fique de olho em sinais de super aquecimento: ofegar demais, salivar, gengivas vermelhas, batimentos cardíacos rápidos, vômitos, diarréias e fraqueza. Se você acha que ele está super aquecendo, pare e resfrie-o com água fresca.

Como brincar e se exercitar com seu cão
· Cães adoram correr e pegar coisas, então é fácil dar-lhes o exercício que precisam. Um jogo de “pegar a bolinha” (ou qualquer outro objeto que ele goste), diário e por quinze minutos é o suficiente para deixá-lo feliz e cansado, principalmente se petiscos estiverem envolvidos.

· O cabo-de-guerra é um bom jogo também, mas é importante manter regras em jogos como esses, para que ninguém se machuque.

· Se o seu cão ama a água, tente fazê-lo pegar objetos jogados na água. É muito divertido, principalmente em dias quentes, além de manter o cão refrescado.

. Se você quer começar um plano de exercício, por que não tenta com seu cão? Eles adoram correr e são a perfeita desculpa para que você saia e se exercite! Lembre-se de começar devagar, começando com uma caminhada leve, seguida de uma corrida e terminando com mais uma caminhada leve.
http://www.entirelypets.com/pl.html

2 comentários:

bigweb disse...

Gostei muito dos textos, me ajundaram muito no trabalho que estou construindo!

Parabéns!

maybe disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.