Todos os Direitos Reservados

Este site é protegido pela Lei dos Direitos Autorais (Lei nº 9610) e toda e qualquer reprodução, parcial ou total, de um texto de minha autoria sem autorização está terminantemente proibida! Portanto, usem suas próprias cabeças para escrever no seu site, ok?! Ou sejam humildes e peçam autorização. Obrigada

quinta-feira, 7 de dezembro de 2006

Os 5 maiores mitos da castração

Como dono responsável, você sabe o que deve fazer com seu cão se não planeja criar a raça. Mas você também já ouviu histórias sobre como a castração pode engordar seu cão ou mudar sua personalidade. Você pensa: devo castrar ou não? SIM. Estas histórias não são verdadeiras e pesquisas científicas provam que cães castrados têm uma vida mais saudável.
Mito 1: Meu cão vai ficar gordo e preguiçoso.
Fato: Comida demais e exercício de menos é que tornam o cão gordo. Como cães adultos são menos ativos que filhotes, você precisa ajustar sua rotina de alimentação quando o filhote alcançar a maturidade. Se não, ele engordará.
Mito 2: Uma cadela deve ter pelo menos um cio antes de ser castrada.
Fato: Pesquisas indicam exatamente o contrário. Castrar antes do primeio cio reduz drasticamente as chances da cadela desenvolver câncer de mama no futuro. Na verdade, muitos veterinários castram cães aos 3 meses ou antes.
Mito 3: Não quero que meu cão pense que não é mais "macho".
Fato: Por incrível que pareça, castrar seu cão não o fará perder a identidade ou sofrer uma reação emocional. Assim como também não mudará sua personalidade. No máximo, pode melhorar certos comportamentos como brigas com outros cães, demarcar território pela casa, mordidas e fugas.
Mito 4: Quero que meu cão seja guardião.
Fato: A personalidade do cão é formada mais pela genética e ambiente onde vive que pelos hormônios sexuais. Este procedimento não afetará seu instinto natural de proteção à casa e à família.
Mito 5: Castrar é um "desperdício" para cães de raça.
Fato: Aqui um fato pouco conhecido: um a cada quatro animais levados à abrigos é de raça (25%). Existem muitos cães indesejados por lá - mestiços, SRD (sem-raça-definida) e cães de raça.

Nenhum comentário: